Ir para o conteúdo

Carta de intenção: o que é e como escrever uma [+ Modelo]

carta-de-intencao

A carta de intenção é muitas vezes esquecida pelas empresas quando procedem com ofertas de emprego. No entanto, a sua importância não deve ser menosprezada. Esta carta de oferta de emprego pode ser um fator decisivo na contratação dos melhores candidatos.

Quando uma empresa encontra os melhores candidatos para as suas vagas, deve ser rápida na sua tomada de decisão. O mercado de trabalho está mais volátil que nunca e a competitividade entre candidatos cada vez maior.

Assim, se uma empresa quer assegurar as melhores competências para os seus cargos, deve também garantir as melhores propostas. A carta de intenção deve fazer parte dessas propostas.

Neste artigo iremos explorar o conceito de carta de intenção e a sua importância. Que elementos a devem compor, e ainda um modelo que poderá seguir para construir a sua. 

Tabela de conteúdos:

recrutamento onboarding factorial

O que é uma carta de intenção?

A carta de intenção é a forma de oficializar o início de uma relação laboral entre uma empresa e um trabalhador. É o meio pelo qual a entidade patronal partilha a sua intenção de contratação, antes de ser assinado um contrato de trabalho.

A sua principal função é expor, por escrito, as condições do trabalho propostas. Pode-se dizer que funciona como uma “promessa” das futuras condições de trabalho.

Muitas empresas saltam este passo e enviam um e-mail com as condições. Ou é feito via chamada telefónica ou em reunião. No entanto, a recomendação é que se envie uma carta de intenção, para que haja um documento escrito mais profissional com todos os pontos falados. Desta forma previnem-se mal-entendidos.

Uma carta de intenção de oferta de trabalho tem efeitos legais?

A resposta é “Sim”. Uma carta de intenção serve também como fundamento legal para o processo de contratação do emprego em questão. Assim, para evitar qualquer mal-entendido, o empregador deve verificar o conteúdo da carta, antes de esta ser enviada, com um advogado.

O advogado ou técnico legal da empresa poderá indicar-lhe as melhores práticas a seguir. Juridicamente, a carta de intenção de oferta de emprego já possui um carácter vinculativo.

📚 [Artigo] Direitos dos trabalhadores: o que dizem as leis laborais

8 componentes essenciais de uma carta de intenção

Para escrever uma boa carta de intenção de oferta de emprego, deve ter em atenção a alguns detalhes que devem constar nela. Iremos explorá-los de seguida:

1. Logótipo da empresa

Personalizar a carta de intenção com o logótipo da empresa é importante. Esta personalização vai demonstrar profissionalismo e legitimidade.

Isto vai incentivar o candidato a ler a carta com mais atenção, aumentando as hipóteses de aceitar a oferta.

2. Data e detalhes do contrato

Ainda que a carta de intenção de contratação ainda não tenha validade contratual, esta deve expor os detalhes de um potencial contrato que se venha a celebrar.

Assim, neste documento deve constar o nome do trabalhador, nome da empresa e datas do contrato.

📚 [Artigo] Tipos de Contrato de Trabalho em Portugal: tudo o que precisa de saber

3. Frase de abertura

A frase de abertura de uma carta de intenção poderá ser mais formal ou mais informal. Isto irá depender da cultura organizacional em questão.

Comece com uma saudação, que poderá ser por exemplo “Prezado/a [nome do candidato]”. De seguida, refira a oferta de emprego, que deverá ter uma nota positiva. Algo como “temos o prazer de lhe oferecer a posição de [cargo] no/a [nome da empresa]”.

4. Detalhes específicos sobre a posição

A carta de intenção deve referir detalhes sobre a posição. Deverá, por isso, incluir responsabilidades, morada do local de trabalho, data de início e nome do possível gerente ou gestor.

5. Salário

E, claro, numa carta de oferta de trabalho deverão ser explicados os moldes do salário do colaborador. A quantia anual, mensal ou por hora que irá receber, e a frequência do pagamento.

Se for aplicável, poderá também partilhar detalhes sobre possíveis bónus ou comissões.

📚 [Artigo] Salário Líquido e bruto: entenda os conceitos e diferenças

6. Benefícios

Na carta de intenção deve constar um resumo dos principais benefícios da empresa. Seguro de saúde, folgas extra, possíveis baixas, licenças, entre outras.

Poderá também explicar um pouco os benefícios associados ao escritório (espaço de lazer, cantina, fruta, etc.) e formas de trabalho (presencial, trabalho híbrido, etc.).

📚 [Artigo] Flexibilidade no Trabalho: Benefícios para Atrair e Reter Talento

7. Data de vencimento da oferta

Indique ao candidato a data-limite para que a proposta seja aceite. Apesar de não ser obrigatório, poderá ser importante dar ao candidato um prazo.

Além de ajudar a empresas a garantir que as deadlines seja cumpridas, ajuda o candidato a tomar uma decisão em tempo útil.

8. Frase final

Na frase final despeça-se de forma entusiasmada, mostrando que a integração do candidato na equipa será positiva. Disponha-se também a esclarecer qualquer dúvida, deixando os seus detalhes de contacto.

Esta frase final irá deixar o candidato mais à vontade, e abrir-lhe-á portas ao esclarecimento de qualquer dúvida que poderá ter.

Qual a importância da carta de intenção de contratação?

No final de um processo de recrutamento, é importante que a aproximação ao candidato escolhido seja feita de forma célere. Os melhores talentos não ficam muito tempo no mercado de trabalho, e todas as empresas querem garantir que contratam os melhores trabalhadores para as suas posições.

Essa aproximação é feita através da carta de intenção.

Para além de demonstrar profissionalismo, esta carta é um sinal de confiança para o candidato. É também um sinal de transparência, visto que está a expor, por escrito, todas as condições que foram previamente discutidas.

A carta de intenção é, assim, uma parte de importante do processo de recrutamento. Como empresa, deve garantir que não ignora este passo, para assegurar a contratação dos melhores talentos.

Modelos de Carta de Intenção

Se ainda não sabe como deve formular uma carta de intenção, deixamos-lhe abaixo dois modelos que poderá seguir. Dependendo do tipo de empresa e oferta, poderá optar pelo modelo mais formal ou pelo modelo mais informal.

🚨 Modelo de carta de intenção formal

Data

Nome completo do candidato

Endereço completo do candidato

Caro [nome do candidato],

Temos o prazer de lhe oferecer o cargo [Cargo] na [Nome da empresa]!

Acreditamos que o seu conhecimento, habilidades e experiência são uma excelente combinação para a posição [full-time ou part-time] de [Cargo]. Nesta função, esperamos que [discussão de deveres e responsabilidades].

A data de início de funções será a [data de início] e irá reportar diretamente a [nome do supervisor] na seguinte morada [morada do escritório]. Espera-se que trabalhe a partir das [horas de trabalho e dias da semana].

Para este cargo, o salário bruto inicial é de [valor] que será pago [mensalmente, semanalmente, etc.] através de [transferência bancária, etc.]. O primeiro período de pagamento será a [data]. Para além do salário, também garantimos diversos benefícios, tais como [benefícios]. O plano de benefícios será explicado com maior detalhe durante o onboarding.

Se pretender aceitar a oferta de emprego, envie-nos a sua resposta até [data de validade].

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para me ligar para o número [número de telefone] ou enviar um e-mail para [endereço de e-mail].

Estamos entusiasmados por recebê-lo/a na nossa equipa e estamos ansiosos para começar esta relação laboral!

Atenciosamente,

[A sua assinatura]

[O seu nome completo]

[Título laboral]

modelos-de-carta-de-intencao

🚨 Modelo de carta de intenção informal

Caro [nome do candidato],

Temos o prazer de lhe oferecer a posição de [Cargo] na [Nome da empresa]!

Após diversas entrevistas com diferentes candidatos, acreditamos que será a melhor escolha para a posição que temos em aberto. Estamos muito contentes com a oportunidade de contar consigo na nossa equipa de trabalho e crescermos juntos.

[Nome da empresa] está a oferecer-lhe uma posição a [tempo inteiro ou tempo parcial] como [Cargo]. A data de início será a [data de início] e irá reportar diretamente a [nome do supervisor] no nosso escritório em [morada do escritório]. Espera-se que comece a trabalhar a partir das [horas de trabalho e dias da semana].

O salário bruto inicial será de [quantia] por [ano, mês, etc.], pago através de [transferência bancária, etc.] a partir de [data do primeiro período de pagamento]. Para além do salário, irá receber diversos benefícios, incluindo [benefícios]. O plano de benefícios será explicado com mais detalhes durante a fase de onboarding.

Se tiver alguma dúvida, poderá entrar em contacto comigo, para o seguinte número de telemóvel: [número de telefone]. Poderá também enviar um e-mail para [endereço de e-mail].

Estamos entusiasmados por recebê-lo/a na nossa equipa e ansiosos para começar a trabalhar!

Vamos levar a [empresa] ao próximo nível com o seu contributo!

Atenciosamente,

[Nome completo]

[Título laboral]

Tecnologia para um processo de recrutamento

Antes de elaborar esta carta deve garantir que os processos de recrutamento da sua empresa atraem os melhores candidatos. Além disso, contar com a tecnologia pode se tornar essencial para conseguir conduzir um recrutamento de forma eficaz e ágil.

E como encontrar a melhor tecnologia para a gestão de pessoas e recursos humanos? O Gonçalo Sequeira, no Podcast Gerir Pessoas Não É Brincadeira, conta-lhe todas as etapas e dicas para fazer esta escolha:

A Factorial é uma das soluções que poderá ser a sua aliada na digitalização dos seus processos, com a funcionalidade de software ATS. Mas não só. Esta ferramenta “all-in-one” permite-lhe centralizar todas as informações as mais diversas tarefas de RH.

Vejamos em mais detalhe a funcionalidade de recrutamento da Factorial:

  • Criação de portais de empregos totalmente personalizáveis, permitindo a melhoria do seu employer branding;
  • Criação de ofertas de emprego, formulários e personalizar os passos dos processos;
  • Gestão dos candidatos durante o processo de seleção. As informações mais importantes reunidas num único lugar;
  • Publicação das suas ofertas diretamente no Linkedin e Indeed;
  • Automatização dos envios de respostas aos candidatos, criando fluxos de emails personalizados a cada vaga.

Quer melhorar os seus processos de recrutamento? Experimente o software de RH da Factorial, com software ATS, de forma grátis durante 14 dias. Atraia os melhores talentos do mercado com a nossa ajuda!

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Partilhe-as na Comunidade de RH!

Esta é uma comunidade feita por si e para todos os profissionais de RH!