Ir para o conteúdo

Despomar: caso de sucesso entre a distribuição, o retalho e a otimização de RH

Conheça as vantagens em digitalizar o seu departamento de recursos humanos. Centralize a informação para poupar tempo e dinheiro! Demonstração Gratuita
·
4 minutos de leitura

A Despomar é uma empresa portuguesa focada na distribuição e retalho de produtos de desportos de prancha. Fundada há 35 anos, o seu crescimento tem sido exponencial, o que fez com que a Despomar decidisse confiar na Factorial para agilizar e centralizar os seus processos de RH.

Conheça um pouco mais sobre a missão e visão da Despomar, bem como os benefícios que a utilização do software da Factorial proporcionou à empresa. Tudo isto contado pela Sofia Gonçalves, responsável pelo departamento de RH, Pedro Dias, gestor de marketing e Hélder Afonso, gerente de uma das lojas da Despomar.

No fim, disponibilizamos a entrevista completa em vídeo.  Acompanhe-nos e não perca nada sobre esta história de sucesso!

Tabela de Conteúdos:

Quem é a Despomar?

A Despomar é uma empresa portuguesa, fundada em 1987. Inicialmente, o seu foco principal era a distribuição de produtos da marca Billabong. Hoje em dia, foca-se, principalmente, na distribuição e retalho de produtos na categoria dos desportos de prancha.

Na área de negócio da distribuição, o seu portfólio conta com 22 marcas internacionais tais como Billabong, Element e RVCA. Já na área do retalho, a Despomar é proprietária de um total de 34 lojas Ericeira Surf & Skate, Billabong e 58 Surf.

caso de sucesso

Missão e visão da Despomar

Como missão da empresa, a Despomar quer “reforçar a liderança no mercado português de Surf, Skate e Lifestyle. (…) seremos preferidos e reconhecidos por estes como a melhor organização do setor”.

A sua visão é ser a marca de referência em Portugal para produtos de desportos de prancha, maioritariamente surf e skate. Para isso, pediu ajuda à Factorial para otimizar os seus processos de RH. Veja como na próxima secção!

Factorial HR & Despomar

No seu website oficial, a empresa relata que “a Despomar é feita acima de tudo de pessoas e o seu desenvolvimento pessoal e profissional está no topo das nossas prioridades”. Tal como a Factorial, também a Despomar tem uma visão orientada ao bem-estar dos colaboradores.

A colaboração da Despomar com a Factorial iniciou-se em 2021, quando a responsável pelos Recursos Humanos da empresa, Sofia Gonçalves, decidiu dar um novo rumo ao departamento.

Contou-nos que queria que o novo departamento “assentasse em 3 pilares: uma ferramenta que fosse user-friendly, que centralizasse todas as informações e que criasse uma relação de proximidade e partilha com todos os colaboradores”.

despomar & factorial

Foi no software da Factorial que Sofia viu a solução ideal para aquilo que idealizava. Após um ano de experiência com a Factorial, Pedro Dias, gestor de marketing na Despomar, confessou-nos que

A Despomar, ao longo destes 35 anos, é uma empresa que tem crescido exponencialmente, e isso obviamente torna-se um desafio. A Factorial veio ajudar-nos bastante. E o que é certo é que são este tipo de ferramentas e funcionalidades que vão fazendo com que sejamos mais rápidos, eficientes e capazes. Por isso, não tenho qualquer dúvida que foi uma decisão de sucesso.

👉 Leia mais sobre a Automatização de processos em escritórios: devem os RH aderir?

Quais os benefícios da digitalização dos processos de RH para a Despomar?

Como principal benefício, Sofia aponta todo o processo de recrutamento e seleção, e a avaliação de desempenho dos colaboradores. Explica-nos ainda que “a parte de recrutamento tem sido bastante mais célere. Tem sido fundamental nos últimos tempos”.

Já o gerente de loja, Hélder Afonso, aponta o controlo horário e de assiduidade, e a comunicação interna como duas das maiores vantagens.

A Factorial veio ajudar-me a reduzir a uma plataforma o que antigamente fazíamos em diversas folhas de Excel. Veio ajudar imenso, também, no controlo da assiduidade dos colaboradores (…) na elaboração do mapa de férias e na forma como nos comunicamos internamente. Antes era difícil chegar a todos e, hoje em dia, qualquer comunicação é feita e facilmente se chega a toda a gente.

despomar recrutamento

Em suma, Sofia destaca que a Despomar tem já “processos bastante mais rápidos e claros” e que sente os colaboradores ativos e envolvidos na aplicação. Perguntámos-lhe qual seria o impacto de, neste momento, abandonar a Factorial. A sua resposta foi curta e simples: “é impensável”.

👉 Saiba mais no artigo Sistema de RH: 12 benefícios da digitalização dos recursos humanos

[Entrevista em Vídeo] Caso de sucesso entre um software de RH e uma empresa de distribuição e retalho

Acima deixámos-lhe um resumo dos pontos mais importantes abordados na entrevista entre a Factorial e a Despomar. Para que tenha a possibilidade de ouvir a experiência completa da empresa com o nosso software de RH, deixamos-lhe o vídeo completo abaixo! ⬇️

Convidamo-lo, também, a explorar os demais vídeos que temos no canal de Youtube da Factorial sobre diversas temáticas e tendências de RH em Portugal!

✅ Se ficou interessado nos serviços da Factorial, pode marcar uma demonstração grátis do software aqui ou experimentar por si mesmo durante 14 dias, grátis!

Como pode a sua empresa ser o próximo caso de sucesso da Factorial?

Tal como a Despomar, também outras empresas consideram a colaboração com a Factorial um caso de sucesso. A ComparaJá é um destes exemplos. Se também você gostaria de otimizar os processos de RH da sua empresa, clique abaixo.

software-rh-dp-360

A Factorial é um software que digitaliza e centraliza todos os processos de RH das empresas numa única plataforma. Existem muitas funcionalidades que podem beneficiar a sua empresa, tais como:

Não perca a oportunidade de tornar os seus processo mais rápidos e fáceis! Experimente grátis e junte-se a nós!

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados