Ir para o conteúdo

Dia do Trabalhador nas empresas: 5 ações de RH para aplicar no 1 de maio

·
6 minutos de leitura
grupo de colaboradores de uma empresa a celebrar o dia do trabalhador

Profissionais de RH e CEOs de empresas: será que conhecem a origem e importância do Dia do Trabalhador? Neste artigo explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o 1 de maio, e ainda lhe damos várias sugestões de atividades e mensagens para incentivar e valorizar os colaboradores.

O Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países, inclusive em Portugal, no dia 1 de maio e possui grande significado para os trabalhadores e empresas. Portanto, esta é uma excelente oportunidade de incentivar a participação dos funcionários e de criar lembranças memoráveis dentro da instituição. Acompanhe-nos!

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

Como surgiu o Dia do Trabalhador?

O Dia do Trabalhador foi instituído após uma série de manifestações nos Estados Unidos. Em 1886, manifestantes em grandes cidades norte-americanas exigiram a redução da jornada de trabalho diária.

O pedido foi ouvido e, assim, trabalhadores que antes eram submetidos a uma carga horária semanal de até 100 horas (o equivalente a cerca de 17 horas diárias), viram a sua jornada de trabalho ser reduzida às 8 horas diárias que até hoje conhecemos. Esta implementação é a seguida pela maioria dos países e regulamentações atualmente.

Apesar do Dia do Trabalho ter surgido nos EUA, o primeiro país a instituir a data como feriado nacional foi a França, em 1919. Desde então, este dia tem sido marcado por celebrações e cerimónias, e tem-se gradualmente espalhado pelo mundo todo.

A história do Dia do Trabalhador em Portugal

Em Portugal, o Dia do Trabalhador foi implementado em 1974, após a Revolução dos Cravos. Isto porque, até então, a possibilidade de celebração deste dia estava interdita pela ditadura do Estado Novo.

Por normal, o Dia Mundial do Trabalhador é celebrado através de manifestações pelos direitos e condições dos trabalhadores. No entanto, em algumas cidades do país, as celebrações são mais pacatas e envolvem piqueniques ou festas em forma de comemoração pela data.

feriado do 1 de maio

É o Dia do Trabalhador um feriado?

O Dia do Trabalhador é feriado? Sim, o dia 1 de maio é feriado nacional em Portugal por ser comemorado o Dia Internacional do Trabalho.

Em 2023, o feriado acontecerá numa segunda-feira e tem como finalidade prestar homenagem a todos os trabalhadores do país, bem como ser um dia de livre expressão acerca dos direitos, deveres e condições dos trabalhadores e sindicatos em Portugal.

📥 [Descarregue grátis] Calendário Empresarial 2024: feriados, eventos e datas comemorativas em Portugal

É permitido trabalhar no dia 1 de maio?

Segundo o artigo 232º e 236º do Código do Trabalho, a maior parte das empresas são obrigadas a encerrar durante os feriados nacionais (1 de maio incluído). No entanto, existem algumas excessões de empresas que poderão estar abertas. Para essas, existe uma lei que define o tipo de compensação que deve ser aplicada aos trabalhadores.

Segundo o artigo 269º, os trabalhadores que exerçam as suas funções num feriado têm 2 opções de compensação pelas horas trabalhadas:

  • Pagamento das horas trabalhadas, com direito a horas de descanso equivalentes a metade das horas trabalhadas;
  • Ou, ao salário das horas trabalhadas, acresce 50% de remuneração (ou seja, um trabalhador que recebe 5€ à hora, nestes dias receberia 7.5€).

Porque é importante comemorar o Dia do Trabalhador nas empresas?

A valorização do trabalhador é fundamental para o fortalecimento do ambiente organizacional e para melhorar os indicadores de desempenho e satisfação. Por isso, saiba os 7 motivos porque deve celebrar o dia 1 de maio na sua empresa:

Valorização do capital humano

Comemorar o Dia do Trabalho nas empresas é uma oportunidade de reforçar a importância do capital humano e de valorizar os colaboradores, a base do sucesso do negócio.

Isso porque a valorização do capital humano é um fator crucial para o desempenho e a produtividade das equipas, já que colaboradores satisfeitos e motivados têm maior envolvimento e comprometimento com as metas da empresa.

Celebração de uma data histórica aos trabalhadores

Sem dúvidas, não existe um feriado mais dedicado às conquistas laborais como o Dia do Trabalhador. Afinal, a data foi criada para homenagear os trabalhadores que lutaram pelos direitos que hoje são garantidos pela Legislação Laboral Portuguesa.

Portanto, ao celebrar o Dia do Trabalhador, estamos a valorizar os direitos trabalhistas, como a jornada de trabalho, o salário mínimo, as férias remuneradas, o subsídio de Natal e férias, entre outros.

Melhora do clima organizacional

A celebração desta data tão importante pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e a empresa, criando um clima organizacional positivo e colaborativo.

Por isso, quando a empresa demonstra reconhecimento e valorização pelo trabalho dos seus funcionários, isso pode aumentar o sentimento de pertença à organização e fazer com que os trabalhadores queiram “vestir a camisola da empresa”.

Fortalece a cultura da empresa

Além de contribuir pelo clima no ambiente de trabalho, comemorar o Dia do Trabalho nas empresas pode ser uma forma de reforçar a cultura organizacional.

Este tipo de celebração torna os colaboradores mais conectados e comprometidos com a empresa e a sua missão. Além disso, a celebração pode ser uma oportunidade para reforçar a visão e os valores da organização.

celebração do dia do trabalhador nas empresas

Fortalecimento do sentimento de pertença

Comemorar o Dia do Trabalhador também é importante para fortalecer o sentimento de pertença e senso de comunidade na empresa. Portanto, no Dia do Trabalho promove a integração entre os colaboradores para fortalecer as relações interpessoais.

👉 Leia sobre o endomarketing: 8 exemplos para aplicar na sua empresa.

Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores

A celebração do Dia do Trabalho também pode ser uma oportunidade para o setor de RH promover iniciativas de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, como eventos de aprendizagem, formações, oficinas e palestras.

Além de demonstrar o compromisso com o aprimoramento profissional dos funcionários, essas atividades contribuem pela motivação e satisfação dos colaboradores.

Aumento da produtividade e da qualidade

Ao celebrar o Dia do Trabalhador nas empresas é possível aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho dos colaboradores. Isso porque os funcionários valorizados pela instituição tendem a empenhar-se mais nas atividades e aumentar o rendimento.

Além disso, funcionários com mais motivação têm a disposição necessária para procurar excelência nas suas tarefas. Contribuindo, assim, para elevar a qualidade do trabalho realizado.

5 ações de RH para aplicar na sua empresa

No “1 de maio Dia do Trabalhador”, os RH precisam de criar ações que envolvam os colaboradores. Veja algumas ideias que podem ser seguidas:

1) Realizar eventos e atividades 

No Dia do Trabalhador, os RH podem promover eventos e atividades de integração para criar um ambiente mais harmonioso. Ainda é possível aproveitar o feriado para realizar diversas atividades de integração, como jogos, competições desportivas, churrascos, entre outras.

A funcionalidade de eventos do software de RH da Factorial é um ótimo recurso para criar eventos e comunicados de forma simples e eficiente. Este software ainda conta com um canal de comunicação interna para partilhar informações relevantes e manter uma comunicação interna fluida entre os funcionários, além de inúmeros outros recursos.

Veja, em poucos minutos, a tour rápida pelo software que o Tiago preparou! ⬇️

Experimente a Factorial por si mesmo, grátis durante 14 dias, ou peça uma demonstração grátis do software da Factorial e facilite a comunicação interna da empresa ✅ 

2) Enviar mensagens sobre o Dia do Trabalhador

No Dia do Trabalho, é importante que os RH se comuniquem com os seus colaboradores de maneira inspiradora e motivacional. Para isso, é possível procurar por “Dia do Trabalhador mensagens” para ressaltar as conquistas dos trabalhadores.

Esta é uma ótima forma de reconhecer o papel de cada um na organização. Essas mensagens podem ser partilhadas por meio de diversos canais, como e-mails, rede social corporativa, murais, e até no software da Factorial!

3) Fazer um estudo sobre a satisfação dos colaboradores

Uma ação importante para o Dia do Trabalhador é a realização de um estudo de satisfação dos funcionários. Este tipo de inquéritos ajuda a entender o nível de satisfação em relação à empresa, aos líderes e aos colegas de trabalho. Os resultados podem ajudar o RH na identificação dos pontos fortes e fracos na gestão de pessoas.

📥 [Descarregue grátis] Modelo de cálculo do eNPS para medir a satisfação dos colaboradores

4) Realizar formações e palestras especiais

Uma forma de valorizar os colaboradores no Dia do Trabalhador é realizar formações e palestras especiais, incentivando o crescimento profissional.

Essas atividades demonstram que a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos seus funcionários. Formações e palestras motivacionais podem ajudar a melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.

✅ Conheça uma ferramenta automatizada para fazer a gestão de formações internas!

5) Oferecer brindes e lembranças acerca do Dia do Trabalhador

Para reconhecer os colaboradores no Dia do Trabalhador, o RH pode oferecer brindes e lembranças aos trabalhadores. As opções de brindes incluem canecas, chocolates, vouchers, passeios e happy hours. A forma de entrega dos presentes pode ser diretamente na empresa ou entregue na casa do colaborador que realiza home office.

💡 Dica para o RH: valorize os seus colaboradores para fortalecer a cultura organizacional e aumentar a motivação dos seus funcionários!

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados