Descubra, neste artigo, o que é a inteligência emocional, qual a sua importância no local de trabalho e como pode melhorar esta característica em si.
Hoje em dia, as empresas já não procuram só profissionais altamente qualificados e com conhecimento técnico. Um fator cada vez mais importante tem sido a capacidade de comunicação e adaptação de um candidato ao ambiente de trabalho.
Daniel Goleman, psicólogo, jornalista e escritor americano, foi uma das primeiras pessoas a definir a inteligência emocional como: “a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir relações de forma adequada”.
Aprenda, abaixo, a chave para atender às necessidades da sua equipa e crie estratégias de negócios, onde as pessoas estão no centro.
Tabela de Conteúdos
- O que é a inteligência emocional?
- Inteligência emocional: como influencia o seu trabalho?
- Importância da inteligência emocional no local de trabalho
- Os cinco pilares da inteligência emocional
- Seis dicas para melhorar a inteligência emocional no trabalho
- Como a inteligência emocional influencia a liderança corporativa
- Software para otimização e centralização dos processos de RH
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O que é a inteligência emocional?
Entender o que é a inteligência emocional é o primeiro passo para poder começar a construir uma vida emocionalmente estável. A inteligência emocional é um conceito que surgiu por volta do ano 1990 e consiste na habilidade em lidar com emoções.
Assim, ser emocionalmente inteligente significa conseguir lidar com qualquer tipo de emoção, seja ela tristeza, raiva, felicidade, ansiedade, etc. A inteligência emocional, bem desenvolvida, pode beneficiá-lo nas suas relações pessoais e profissionais.
A verdade é que, muitas empresas, cada vez mais procuram candidatos que tenham, não só capacidades técnicas, mas também a inteligência emocional para lidar com qualquer tipo de situação e/ou colega de trabalho.
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Inteligência emocional: como influencia o seu trabalho?
No seu dia-a-dia, muitos inconvenientes podem surgir ao realizar as atividades laborais. Tanto o stress, como a tensão de cumprir objetivos, ou a tentativa de manter um ambiente de trabalho saudável podem levar a períodos de crise ou desespero. A inteligência emocional no trabalho pode ser uma grande ajuda para saber lidar e gerir este tipo de situações.
A inteligência emocional desempenha um papel muito importante dentro das organizações. Trabalhadores com alta inteligência emocional têm a capacidade de entender, motivar e ajudar os seus colegas, bem como gerir melhor crises ou conflitos. Como consequência, melhores vínculos de trabalho serão criados e a produtividade laboral aumentará.
Benefícios da inteligência emocional
Agora que já sabe o que é a inteligência emocional e como pode ser aplicada no local de trabalho, entenda quais os benefícios desta característica.
- Construir melhores relações pessoais e profissionais: Ao compreender emoções e saber lidar com elas, será mais fácil para si, enquanto gestor, entender e relacionar-se com os seus colaboradores.
- Equilíbrio emocional: Como está descrito acima, stress e tensão no local de trabalho podem ser comuns. Ao saber lidar com o stress, terá uma vida mais tranquila e feliz.
- Redução da ansiedade laboral: Este benefício está muito ligado ao de cima. Ao ser emocionalmente inteligente, conseguirá livrar-se da ansiedade e sentir-se mais calmo.
- Melhor gestão de conflitos: Saber gerir conflitos é uma característica muito requisitada por empresas. Ao desenvolver inteligência emocional, saberá exatamente como se relacionar com cada trabalhador e o que dizer nos momentos de mais tensão.
A chave da inteligência emocional, enquanto gestor, num contexto laboral, é conseguir entender o que cada colaborador sente, e agir de acordo com a situação. Assim, um melhor ambiente de trabalho será criado e os seus colaboradores sentir-se-ão mais valorizados.
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Importância da inteligência emocional no local de trabalho
Após ler sobre os benefícios da inteligência emocional na sua vida, consegue certamente entender a importância desta característica. A inteligência emocional está muitas vezes diretamente relacionada com sucesso profissional, autoestima e motivação.
Para se chegar a um cargo de chefia, não basta ser-se bom no que se faz, mas é necessário ser-se empático e emocional no que se faz. Um gestor que não sinta empatia emocional com as suas equipas, dificilmente vai conseguir relacionar-se com os seus colaboradores.
Abaixo, mostramos-lhe os pilares para a construção de uma inteligência emocional, utilizada para atingir o sucesso!
Os cinco pilares da inteligência emocional
Daniel Goleman, no seu livro Inteligência Emocional, explica os 5 pilares desta característica. Ao aprender mais sobre estes cinco pilares, gestores e líderes de equipa poderão integrar a inteligência emocional nos seus projetos de trabalho. Ser emocionalmente inteligente significa ter autoconhecimento, autocontrolo, motivação, empatia e boas relações sociais com os demais.
1) Autoconhecimento
Conhecer-se bem permitirá que identifique os seus medos, sentimentos e emoções. Reconhecer estes desafios em si tornará mais fácil controlá-los e expressá-los adequadamente. Para além disso, conhecer as suas próprias emoções influenciará positivamente a sua saúde mental.
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2) Autocontrolo
Outro componente importante da inteligência emocional é o autocontrolo. No ambiente de trabalho da sua empresa podem surgir situações em que é difícil gerir as emoções, pensamentos e sentimentos.
Deve ter um nível de autocontrolo que lhe permita agir positivamente perante este tipo de situações. Ser resiliente e saber adaptar-se às mudanças ajudar-lhe-ão a ter equilíbrio nas relações interpessoais e profissionais.
3) Motivação
A motivação é crucial dentro de uma empresa e deve ser desenvolvida tanto a nível pessoal, como numa equipa. Um trabalhador motivado ajudará a atingir os objetivos da empresa, incentivando todos os seus colegas. Certas tarefas podem ser mais desmotivantes, mas cabe ao indivíduo superar as frustrações e ser emocionalmente inteligente para se manter motivado.
4) Empatia
Trabalhadores empáticos têm uma maior inteligência emocional. Na Factorial, entendemos a empatia como a capacidade de pessoas entenderem as emoções e sentimentos dos outros. Ser empático é, por norma, uma característica muito positiva em processos de recrutamento para empresas.
5) Boas Relações Sociais
Saber comunicar, expressar as suas ideias, ser assertivo e ser paciente com os seus colegas de trabalho é essencial para construir boas relações sociais. Assim, alcançará um maior desenvolvimento da sua inteligência emocional e um melhor ambiente de trabalho na sua empresa.
Seis dicas para melhorar a inteligência emocional no trabalho
Nesta secção, apresentamos-lhe seis dicas para que possa melhorar a sua inteligência emocional no seu dia-a-dia laboral. Quanto mais responsabilidades tiver, mais importante é que leia atentamente estas dicas. Só assim conseguirá gerir as suas emoções e as dos membros da sua equipa.
1) Mantenha uma comunicação assertiva
Devemos sempre tentar ser empáticos e compreensivos com as pessoas, comunicando ideias e pensamentos de forma tendo em conta os sentimentos da pessoa em questão.
É importante ter em mente o que referiu Marechal B. Rosenberg, criador da comunicação não-violenta, sobre o ser humano ser perigoso quando não tem consciência do impacto que pode ter nos outros.
2) Pratique meditação
A técnica de meditação pode ajudá-lo a ter autocontrolo do seu corpo e mente e leva-o a um estado de relaxamento profundo. Assim, permitir-lhe-á gerir as suas emoções eficientemente, e aumentar a paciência e a tolerância ao interagir com os seus colegas em momentos de stress.
O Mindfulness é uma das técnicas utilizadas para não só controlar os níveis de stress, mas também aliviar os sintomas de ansiedade ou depressão.
3) Analise a linguagem corporal
A linguagem corporal comunica e dá informações sobre as emoções de forma inconsciente. Prestar atenção aos gestos, posturas e movimentos do corpo e do rosto dar-lhe-á uma ideia clara do estado emocional dos seus colaboradores. Por exemplo,
- Tapar a boca pode significar uma tentativa de esconder algo;
- Tocar o nariz pode significar que a pessoa está a mentir;
- Cruzar os braços mostra desacordo ou rejeição.
4) Examine ações e emoções
Tente analisar as situações a partir de um ponto de vista neutro. Fazê-lo ajudará a entender o motivo das emoções.
Por exemplo, se um trabalhador está chateado por algum motivo que, na realidade, é apenas tristeza representada na forma raiva; pessoas com alta inteligência emocional serão capazes de detectar essas situações e ser compreensivas com o colega.
5) Ouça com atenção
Saber ouvir é fundamental para conseguir comunicar com colegas de trabalho. Enquanto escuta um colega, tente entender o comportamento, emoções, sentimentos e ideias que a pessoa está a tentar expressar.
6) Motive-se constantemente
Por último, estar motivado é o primeiro passo para atingir os objetivos e metas a que se propõe. Por isso, é essencial que se foque em aumentar a sua motivação todos os dias. Assim, irá sentir-se melhor consigo mesmo e poderá passar a sua energia a outros colaboradores.
Segundo Goleman, a motivação é composta por quatro elementos-chave:
- Motivação pessoal para alcançar algo: Existem dois tipos de mentalidade: a de crescimento e a fixa . Uma pessoa com mentalidade de crescimento deseja sempre atingir os seus objetivos. Ter uma mentalidade de crescimento é a oportunidade perfeita para atingir o que se quer.
- Compromisso com os objetivos: É necessário estar ciente dos objetivos a serem alcançados e do que faremos para os alcançar. Ter um compromisso irá dar-lhe mais motivação.
- Iniciativa: Ter iniciativa significa ser capaz de decidir com base nos nossos próprios critérios, tomar a decisão certa e aproveitar as oportunidades quando elas surgem.
- Otimismo e resiliência: Ambos os termos estão relacionados com o cumprimento eficiente dos objetivos. Ser otimista, resiliente (e realista) significa estar a desenvolver inteligência emocional.
Como a inteligência emocional influencia a liderança corporativa
A liderança é muito mais do que liderar uma equipa de trabalho. Na verdade, trata-se de ter as competências necessárias para influenciar positivamente a sua organização, fazendo com que todos os colaboradores trabalhem juntos para atingir os objetivos propostos.
Portanto, os líderes que possuem um elevado nível de inteligência emocional conseguem:
- Entender melhor os seus colaboradores;
- Ajudar colegas em momentos de mais stress e nervosismo;
- Motivar a equipa e manter boas relações dentro da empresa.
E, estes são os tipos de líder que muitas empresas procuram hoje em dia.
Adicionalmente, é importante que se lembre que todas as pessoas dentro de uma empresa devem ter a capacidade de autoliderança. Quanto melhor se liderarem a si mesmas, melhor serão as suas relações profissionais com outros colegas. É por isto que é tão importante entender o conceito de inteligência emocional e não focar apenas no líder, mas na organização como um todo!
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Software para otimização e centralização dos processos de RH
Agora que já leu sobre inteligência emocional e a importância que esta característica pode ter na relação com os seus colegas, encorajamo-lo a colocar em prática na sua vida profissional.
Por vezes será necessário usar a sua inteligência emocional para apoiar os seus colegas em momentos de mais stress e tensão. No entanto, a Factorial tem uma solução que torna certos processos de RH mais fáceis e rápidos, o que pode diminuir o stress de algumas atividades. O software de gestão de pessoas da Factorial ajuda-o a:
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- Gerir e planear formações internas;
- Avaliar as competências de cada funcionário, através de gráficos simples e integrados;
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