Ir para o conteúdo

Software de gestão de tempo: 10 soluções e como funciona a da Factorial

·
6 minutos de leitura
funcionária a utilizar um software de gestão de tempo para otimizar as tarefas de rh

Um software de gestão de tempo é uma ferramenta preciosa para os profissionais de RH. Seja para ajudar na gestão das suas próprias tarefas, seja para gerir o tempo dos trabalhadores de uma empresa.

Neste artigo fique a saber qual a importância deste tipo de ferramenta, como poderá usá-la e quais as suas potencialidades. Otimize a gestão do seu tempo!

Tabela de conteúdos:

O uso de um software de gestão de tempo na área de Recursos Humanos

Numa área tão dinâmica como é a área dos Recursos Humanos, eficiência e organização são fundamentais. O fluxo de trabalho é muitas vezes exigente e um software de gestão de tempo tem um peso crucial.

Por um lado, este tipo de ferramenta ajuda os profissionais de RH a otimizar as suas tarefas diárias. Por outro, contribui para gerir e melhorar a produtividade de toda a equipa.

Comecemos pelas tarefas diárias. Um software de gestão de tempo permite aos profissionais de RH acompanhar e registar o tempo gasto em diversas atividades. Assim, torna-se possível controlar as tarefas, atribuindo tempo específico a cada uma delas.

Analisando, agora, do ponto de vista da gestão do tempo da equipa, um software de gestão de tempo permite criar regras e políticas. Como horários e turnos, ou gerir calendários, seja de ausências ou de férias. Nesta linha, permite, também, gerar relatórios e análises sobre o uso do tempo dos trabalhadores.

👉 Conheça os 5 modelos para a gestão de tempo em Recursos Humanos!

A importância de um software de gestão de tempo para os RH

Usar um software de gestão de tempo e produtividade traz consigo diversas vantagens. Veremos quais e porque o seu uso é tão importante, a seguir.

1) Priorização e otimização do tempo

É uma das principais vantagens do software de gestão de tempo. Nomeadamente, delegando nesse software as tarefas rotineiras. Usando-o, os profissionais de RH podem concentrar-se em áreas mais críticas, garantindo um uso mais eficiente do tempo.

2) Eficiência e equilíbrio

Outra das vantagens de usar um software de gestão de tempo é evitar conflitos de horários, maximizando a eficiência. Simultaneamente, garante-se que o fluxo de trabalho é ajustado a cada função e às capacidades dos trabalhadores.

3) Recolha e estruturação de informação

Entre as principais vantagens, está, ainda, a capacidade de recolher dados. Mas, mais do que isso, de gerar automaticamente relatórios e análises detalhadas sobre o uso do tempo.

4) Cumprimento de obrigações legais

Relacionada com o último ponto, está a segurança de poder cumprir requisitos legais. Sempre que dados forem solicitados por alguma autoridade, a sua empresa terá a capacidade de os fornecer rapidamente.

5) Colaboração e partilha de dados

Por último, o uso de um software de gestão de tempo fomenta a colaboração e partilha de informações. Consequentemente, há a promoção da eficiência no fluxo de trabalho, resultando em melhores resultados para a empresa.

👉 Consulte a nossa lista de softwares de RH para empresas em Portugal!

Factorial: a solução de software de gestão de tempo

Vimos já como pode usar um software de gestão de tempo na sua empresa e qual a sua importância. Agora veremos algumas das melhores soluções disponíveis no mercado. Começamos por uma das mais completas, o software de gestão de tempo da Factorial.

Além do básico de permitir definir tarefas e contabilizar o tempo gasto nelas, o programa da Factorial pode ser um verdadeiro aliado dos RH. Confira como:

Controlo da assiduidade dos trabalhadores

Com esta funcionalidade evita erros e poupa tempo. Adicionalmente, poderá analisar a produtividade da equipa e tomar melhores decisões estratégicas. Existem inúmeras tarefas que poderá realizar usando esta ferramenta:

  • Crie relatórios de horas personalizados, obtendo insights valiosos;
  • Defina políticas de controlo de horário;
  • Implemente sistemas de picagem de ponto acessíveis a partir do computador ou telemóvel;
  • Permita pausas manuais e automáticas;
  • Monitorize as horas extra;
  • Aprove a folha de ponto rapidamente;
  • Use as integrações/API.

💡 Saiba mais sobre o sistema de relógio de ponto Factorial, aqui!

gestão de tempo factorial

Gestão de turnos

Com desta função, o pesadelo do planeamento e atualização dos mapas turnos chegou ao fim. Poderá planear tudo de modo simples, ágil e muito mais eficiente.

  • Gira turnos em massa;
  • Visualize turnos por período;
  • Obtenha um modelo para turnos rotativos;
  • Utilize filtros avançados para a gestão de turnos;
  • Consulte tabelas de turnos;
  • Receba alertas de sobreposição de turnos;
  • Atribua locais de trabalho;
  • Defina turnos noturnos;
  • Contabilize horas extra;
  • Automatize turnos;
  • Exporte dados;
  • Crie relatórios de turnos personalizáveis.

💡 Explore a funcionalidade de gestão de turnos da Factorial, aqui.

gestão de turnos factorial

Gestão de ausências e férias

É um dos aspetos mais desafiantes para os departamentos de RH e que mais recursos consome. Mas através da solução da Factorial, deixa de ser assim.

  • Faça gestão de férias, faltas e teletrabalho num único local;
  • Compense horas extra diretamente em férias ou no recibo de vencimento;
  • Valide a acumulação de dias, decidindo quantos podem transitar de ano;
  • Defina políticas de ausência de acordo com cada equipa;
  • Elabore um mapa de férias centralizado permanente atualizado;
  • Desenvolva um banco de horas;
  • Construa um calendário de ausências com uma vista geral de toda a equipa.

gestão de férias factorial

💡 Tudo sobre a gestão de ausências e férias dos colaboradores!

Tendo os relatórios e mapas descarregáveis, estará sempre em cumprimento da lei Portuguesa. A qualquer momento poderá descarregar os dados automaticamente, de forma transparente.

E uma vez que a solução da Factorial se trata de um software tudo-em-um, terá acesso a um leque de outras funcionalidades vitais para os RH. Como de gestão de talento, de recibos de vencimento, de despesas, de documentos, automatizações e tantas mais.

Peça uma demonstração gratuita e conheça todas as funcionalidades do software tudo-em-um Factorial.

software-rh-dp-360

Outros softwares de gestão de tempo para aumentar a produtividade

Sendo uma solução especificamente pensada para os profissionais de RH, o software da Factorial é uma das ferramentas mais vocacionadas para a gestão de tempo de uma equipa.

Contudo, existem várias outras ferramentas generalistas, que lhe podem ser úteis na gestão de tempo. Partilhamos aqui algumas.

Clockify

Trata-se de um contador de tempo. Permite registar o tempo gasto numa tarefa, em tempo real, ou inserir horas manualmente.

Tem também a possibilidade de criar uma tabela de horas, calendários, definir atividades e modelos de tarefas. Ou, ainda, de monitorizar o tempo.

Uma das suas vantagens é ser simples e intuitivo e facilmente integrável com outras apps de gestão de projeto.

👉 Descubra os 9 melhores softwares de gestão empresarial para o seu negócio.

Desktime

Funciona igualmente como contabilizador de tempo. Entre as suas principais funcionalidades está a contagem de tempo automática, online e offline e fazer cálculo de custos.

Permite, igualmente, criar um calendário, gerar relatórios, acompanhar projetos e gerir turnos. Tal como o Clockify, permite a integração com outras apps.

Harvest

É uma das ferramentas de gestão de tempo mais conhecidas. Tem a possibilidade de monitorizar tempo, fazer relatórios e análises, bem como faturas e pagamentos.

Funciona quer em versão mobile, quer em desktop e permite a integração com outras ferramentas.

Hubstaff

Trata-se de uma solução quase totalmente focada na gestão de tempo. E uma das preferidas para a gestão de tempo em trabalho remoto.

Além de possibilitar monitorizar o tempo e tarefas dos trabalhadores em tempo real, capta screenshots dos seus desktops. Permite também criar folhas de horas e relatórios, ter localização GPS e monitorizar a produtividade das equipas, entre outros.

Pomodor

A técnica pomodoro é bastante usada para aumentar a produtividade e o foco. Resumidamente, consiste em dividir o fluxo de trabalho em pequenos blocos de concentração intensa, seguidos de breves pausas.

A Pomodor ajuda a pôr esta técnica em prática, seguindo o lema que “menos é mais”. Consiste num relógio/contador, é programável e permite recolher estatísticas. Simples, mas bastante eficaz.

Timecamp

Esta ferramenta é composta por diversas funcionalidades de gestão de tempo. Usando-a é possível controlar automaticamente o tempo gasto numa tarefa, bem como a produtividade e criar relatórios.

Adicionalmente, permite monitorizar a assiduidade, planear projetos, mas também gerir orçamentos e fazer faturação.

Timely

Apresenta-se como sendo uma ferramenta de monitorização do automática do tempo, com recurso à Inteligência Artificial.

Permite não só monitorizar tempo, mas também projetos, equipas e planeamentos. Isto faz com que seja indicada para controlar a produtividade e maximizar a eficácia na realização de tarefas.

Toggl

É também uma das mais usadas, pela sua flexibilidade, mas igualmente por se dividir em 3 produtos. Monitorização automática de tempo, planeador de tarefas e fluxo de trabalho, e ferramenta de apoio na contratação de equipas remotas.

Os produtos podem ser usados separadamente, mas têm todos como objetivo otimizar a gestão do tempo e melhorar a eficiência, bem como a produtividade das equipas.

Não cometa o erro de negligenciar a gestão e otimização do tempo da sua equipa! Experimente grátis o software da Factorial e comprove tudo aquilo que pode fazer pela sua empresa.

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados