Ir para o conteúdo

5 motivos porque deve otimizar os processos de empresas em crescimento

·
6 minutos de leitura
empresas em crescimento

A gestão de empresas em crescimento, em Portugal, pode tornar-se num verdadeiro desafio. Análise, estratégia, planeamento, foco nos objetivos e otimização de resultados são requisitos obrigatórios. É necessário ter a consciência do lugar onde a sua empresa está e para onde quer ir.

Contudo, qualquer empresa em crescimento precisa de ter flexibilidade para se adaptar a novos processos, que acompanhem os novos fluxos de trabalho. A otimização de processos é um deles. Tarefas que antes fazia manualmente, necessitam de ser automatizadas. Descubra, neste artigo, o que é a otimização de processos, como fazê-lo e os motivos pelos quais deve otimizar os processos de uma empresa em crescimento.

Tabela de conteúdos:

Quer conhecer mais do que 5 motivos para otimizar os processos de RH da sua empresa? Então, marque uma demonstração do nosso software e um dos nossos consultores explicar-lhe-á tudo!

demonstração factorial

O que é a otimização de processos?

Acompanhando as necessidades das empresas em crescimento, juntamente com a inovação tecnológica, a automatização de processos visa tornar os processos e procedimentos de trabalho mais eficientes e eficazes. Esta recorre ao uso inteligente dos recursos disponíveis, procurando fazer mais, com menos, de forma mais rápida, prática e eficiente.

Como otimizar os processos?

Quer otimizar os processos da sua empresa, mas a teoria é fácil, a prática nem por isso? Vamos dar-lhe algumas dicas de como otimizar os seus processos:

  1. Identifique todos os seus processos: faça uma lista de todos os processos que precisam de ser otimizados. É importante que conheça todas as atividades e procedimentos dos seus colaboradores. Solicite a ajuda dos mesmos para esta etapa.
  2. Defina prioridades: quais os processos mais cruciais para a empresa? Que processos deve otimizar primeiro? Optar por procedimentos mais simples ou por aqueles que vão ter maior impacto na atividade da sua empresa?
  3. Elimine etapas desnecessárias: existem tarefas que não estão a acrescentar valor ao seu produto/serviço e que são dispensáveis? Elimine essas tarefas após perceber, junto dos seus colaboradores, se são realmente dispensáveis.
  4. Alie-se a um software que ajude a otimizar processos: existem muitas tarefas que os seus colaboradores concretizam, que podem ser feitas de forma automática ou com a ajuda de um software de RH. Experimente, gratuitamente, o software da Factorial, para otimizar os seus processos de recursos humanos.
  5. Forme os colaboradores: estes necessitam de acompanhar todo o processo, de modo a que se sintam parte da organização e saibam executar as suas tarefas, nas novas ferramentas disponíveis.
  6. Monitorize os processos: deve analisar, monitorizar e avaliar os processos de forma regular, por forma a verificar se as mudanças efetuadas estão a surtir efeito.

👉 Saiba mais sobre Automatização de processos em escritórios: devem os RH aderir?

Porque otimizar processos nas empresas em crescimento?

Se a sua empresa está a crescer, é importante otimizar os processos inerentes às tarefas dos seus colaboradores. A longo prazo, otimizar processos significará tornar a sua empresa mais flexível ao crescimento. Prepare a sua empresa para as mudanças que possam existir.

Esta otimização de processos em empresas em crescimento é uma das tendências de recursos humanos, para 2023, que se concretiza num software tudo em um.

👉 Conheça todas as Tendências de RH para 2023 em Portugal: as 12 principais que não pode perder

1) Redução de custos

Otimizar processos reduz os custos da sua empresa. Apesar de ter de investir em software, o custo do software é menor do que o custo com os colaboradores necessários, caso façam as tarefas de forma manual, ou até mesmo com as consequências dos erros cometidos.

Com um software que permite otimizar processos, agiliza os processos de gestão e tem num único sítio tudo aquilo que precisa. Consegue ainda medir resultados de forma mais rápida, prática e eficaz.

Por exemplo, se investir num software de recursos humanos “tudo em em”, como o software da Factorial, os profissionais de RH da sua empresa têm mais tempo para se dedicar à cultura organizacional da sua empresa. Consequentemente, as taxas de retenção de talento serão maiores e menos terá de investir na contratação de novos colaboradores.

Além disso, com um software onde o seu departamento de recursos humanos consegue fazer tudo, não haverá erros no processamento de salários, ou na gestão de ausências e férias ou até mesmo no controlo horário.

👉 Descubra como fazer um Controlo de custos com um software de RH: Saiba o que procurar

otimizar processos de empresas em crescimento

2) Otimização de resultados

Quanto mais a sua empresa cresce, mais resultados pretende, certo? Ao otimizar os processos do seu negócio, consegue agregar valor aos seus produtos/serviços e reduzir etapas desnecessárias.

Desta forma, os colaboradores ficam com mais tempo disponível para se focarem nos objetivos da empresa. Há uma maior disponibilidade para a análise de resultados e respetiva otimização.

3) Diminuição dos erros humanos

A redução de erros humanos é fundamental nas empresas em crescimento. Com a otimização de processos, consegue mapear, do início ao fim, todos os procedimentos do seu negócio. Assim, é-lhe possível a si e às suas equipas corrigirem falhas e vulnerabilidades que possam existir.

Por outro lado, com um software pensado para cada especificidade do seu negócio, conseguirá otimizar os seus processos, através da padronização e automatização de tarefas.

👉 Leia mais sobre sistemas de RH: 12 benefícios da digitalização dos recursos humanos

4) Maior foco nos objetivos de empresas em crescimento

Definir objetivos e traçar planos de ação para alcançá-los, é essencial para que a sua empresa cresça. Todavia, para que isso aconteça, os seus colaboradores têm de ter disponibilidade para se focarem no mais importante, ao invés de investirem o seu tempo em tarefas rotineiras e manuais.

Ao focarem-se nos objetivos da empresa, os seus colaboradores vão entregar produtos e serviços com maior qualidade aos clientes, com um custo muito mais reduzido. Ainda que seja a longo prazo, conseguirá posicionar-se no mercado, destacando-se face aos seus concorrentes.

5) Criação de sinergias entre departamentos

Nas empresas em crescimento, otimizar processos permite que cada equipa saiba, com clareza, as suas tarefas bem como dos restantes departamentos. Neste sentido, é possível responsabilizar cada colaborador pelas tarefas que lhe são inerentes, dando-lhe maior autonomia para as realizar.

Em consequência, a comunicação interna ganha maior fluidez, com os colaboradores a saberem a quem se dirigir quando necessitam de algo. Há uma maior troca de informações e integração entre departamentos.

Em suma, otimizar processos de empresas em crescimento, significa terminar com tarefas desnecessárias, que retiram tempo aos seus colaboradores, que pode ser utilizado para desenvolver ações que levem aos objetivos da empresa. Além disso, reduz os erros humanos e aumenta os resultados do seu negócio.

📥 Descarregue um modelo em Excel para fazer avaliações eNPS na sua empresa.

Casos de sucesso de empresas em crescimento

O ComparaJá, plataforma gratuita de comparação de créditos e produtos, é um exemplo de um caso de sucesso, enquanto empresa que otimizou os seus processos. O Diretor, André Pedro, afirmou que a necessidade do software da Factorial relaciona-se com o crescimento da empresa.

Saiba mais sobre esta história de sucesso no vídeo abaixo! ⬇️

Outro exemplo é a Despomar, que procurou na Factorial uma ferramenta que centralizasse todas as informações, criando relações de proximidade e partilha.

A Factorial veio ajudar-me a reduzir a uma plataforma o que antigamente fazíamos em diversas folhas de Excel. Veio ajudar imenso, também, no controlo da assiduidade dos colaboradores (…) na elaboração do mapa de férias e na forma como nos comunicamos internamente. Antes era difícil chegar a todos e, hoje em dia, qualquer comunicação é feita e facilmente se chega a toda a gente.

👉 Conheça o caso Despomar: caso de sucesso entre a distribuição, o retalho e a otimização de RH

Software Factorial: a otimização dos processos de RH

O seu negócio faz parte das empresas em crescimento de Portugal? Comece por otimizar os processos de recursos humanos. O software de Factorial é o parceiro ideal para isso e nós explicamos-lhe o porquê:

  • Relatórios e Indicadores de RH: consegue tomar as decisões mais acertadas para a sua empresa, com base em dados reais sobre o seu negócio e os seus colaboradores.
  • Controlo Horário: com tantos colaboradores, torna-se difícil e nada produtivo controlar a picagem de todos. Na Factorial, tem disponível a funcionalidade de controlo de assiduidade de trabalho dos seus colaboradores.
  • Gestão de Ausências: termine de vez com os papéis e folhas de excel para gerir as ausências dos seus colaboradores. Com o software de RH da Factorial pode automatizar solicitações de ausências, acompanhar ausências numa única página, aprovar férias e muito mais.
  • Comunicação Interna: nas empresas em crescimento, a comunicação torna-se um desafio. Esta é essencial para o bom funcionamento da sua empresa.

➡️ Agora que já conhece os motivos para otimizar processos de RH, bem como alguns casos de sucesso, teste gratuitamente o nosso software durante 14 dias! ⬅️

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados