A seguir, explicamos tudo o que precisa de saber sobre o processo de certificação do Great Place to Work e reunimos cinco valiosas dicas para aumentar a motivação dos funcionários da sua organização e conquistar o tão desejado selo. Confira!
É comum encontrar empresas que anunciam com orgulho o fato te terem um selo Great Place to Work (ou Melhores Lugares para Trabalhar, em português). Afinal, este pode ser um grande motivo para que um talento apaixone-se pela organização antes mesmo de entrar. Mas afinal, o que significa ser uma empresa GPTW?
Quando uma empresa é considerada um bom lugar para se trabalhar, diversas variáveis estão a ser consideradas. Além disso, a opinião dos colaboradores importa imensamente. Por isso, é importante que os responsáveis pela Gestão de Pessoas procurem sempre tornar o ambiente de trabalho o mais agradável e motivador possível.
Veja a seguir como funciona o Great Place to Work, quais são as principais etapas e confira dicas importantes para chegar lá!
- O que é o Great Place to Work?
- O selo Great Place to Work
- Por que investir na certificação Great Place to Work?
- Como conseguir o selo Great Place to Work para a minha empresa?
- 5 dicas para ajudar na processo de certificação GPTW
- Software de RH e Great Place To Work!
O que é Great Place to Work?
A empresa de consultoria Great Place to Work nasceu em meados dos anos 80 para identificar as principais organizações que criam excelentes ambientes de trabalho. O pontapé para a criação do negócio foi, na verdade, uma reportagem de Robert Levering, jornalista que cobria assuntos relacionados ao trabalho e, em particular, a conflitos trabalhistas.
O que ele queria mesmo era organizar um livro sobre os PIORES lugares para se trabalhar. No entanto, a ideia não foi bem aceita editorialmente. Em vez disso, Robert aceitou pesquisar as melhores empresas. A partir daí, conduziu entrevistas in loco com milhares de funcionários, de maneira totalmente confidencial, em centenas de empresas nos Estados Unidos.
O sucesso do projeto levou a um livro e, em seguida, à criação da empresa de consultoria. Hoje, a empresa se dedica a apoiar organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Não por acaso, o selo GPTW atrai os melhores talentos do mercado, diminui os índices de rotatividade de pessoal, diferencia a empresa certificada das suas concorrentes e ainda fomenta práticas para que os colaboradores se conectem aos seus empregadores e gerem mais riqueza para a empresa.
O selo Great Place to Work
Agora que já sabe o que é Great Place to Work, é importante perceber como funciona. O principal produto da Great Place to Work é o famoso selo que atesta que aquela empresa é, de fato, um ótimo lugar para viver e se desenvolver profissionalmente. O selo é obtido a partir do processo de certificação, que tende a durar cerca de 6 meses.
Mais adiante explicamos por que investir nessa certificação e detalhamos o passo a passo do processo.
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Os rankings Great Place to Work
A consultoria também trabalha em mais uma frente: a partir da comparação dos dados reunidos para que milhares de empresas obtenham o selo, são desenvolvidos rankings que listam as melhores empresas para se trabalhar.
Em Portugal, esse ranking é divulgado a cada ano, e nele são publicados as 30 empresas selecionadas. Os rankings divididos entre as seguintes dimensões:
- Menos de 100 colaboradores
- Entre 100 e 500 colaboradores
- Mais de 500 colaboradores
Além disso, também há uma categoria de Prêmio Sociais, que são atribuídos à empresas que se destacam na 5 categorias seguintes:
- Igualdade de género
- Liderança
- RSO e Sustentabilidade
- Saúde e Bem-estar
- Atração de Jovens talentos.
As empresas premiadas no ranking também podem ser avaliadas no ranking europeu e, em última instância, no ranking global.
Por que investir na certificação Great Place to Work?
Sabemos que o mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca. Este cenário também promove muitas mudanças na relação entre empresas e colaboradores.
Se antes os funcionários buscavam as melhores empresas, tradicionalmente de grande porte e de posição consolidada no seu respectivo mercado, hoje é diferente. São as empresas que utilizam uma série de benefícios para se diferenciarem como empregadores e captarem os melhores talentos.
Isso acontece principalmente em setores onde há uma maior escassez de profissionais qualificados, como em empresas de tecnologia.
Muito dessa mudança de mentalidade vem também da compreensão que é muito mais vantajoso trabalhar a retenção de talentos do que continuamente iniciar novos processos de contratação. Sim, a rotatividade tem um custo muito elevado para as empresas!
E o que exatamente isso tem a ver com o selo Great Place To Work? Muito!
A certificação Great Place to Work é uma validação da cultura da empresa e serve como um fator de atração para profissionais. No momento que a pessoa entra em contato com uma vaga em determinada empresa e identifica esse selo, as chances de ela querer fazer parte da organização aumentam significativamente.
Por isso, esse selo não tem apenas a ver com status, mas sim com a garantia de boa cultura organizacional e um ambiente de trabalho saudável para o profissional desenvolver suas habilidades e ser valorizado.
Como conseguir a certificação Great Place to Work para a minha empresa?
Para uma empresa conseguir o selo Great Place To Work, é necessário fazer a inscrição no site da consultora e iniciar a jornada de certificação. O passo a passo para conseguir o selo é o seguinte:
- Realizar a pesquisa Trust Index internamente, com todos os colaboradores da empresa, e atingir o número mínimo de respostas. O cálculo é feito com base no número total de funcionários.
- Obter o reconhecimento da organização como um ótimo ambiente de trabalho pelos funcionários. Para isso, é necessário atingir nota 70 ou superior na pesquisa.
- As empresas que alcançam a pontuação mínima já recebem o selo e podem usá-lo pelo período de 12 meses. As empresas que tiverem pontuação inferior poderão ajustar os seus processos e tentar uma nova qualificação após 4 meses.
- A partir dos resultados da pesquisa, a empresa deve identificar as ações que serão estratégicas para aprimorar as práticas de gestão de pessoas.
Como é a pesquisa Trust Index?
O Trust Index faz parte do processo de como funciona o Great Place to Work. Nessa etapa, o RH precisa solicitar que todos da empresa respondam um questionário que avalia a experiência do funcionário com relação a 5 dimensões: Respeito, Credibilidade, Orgulho, Imparcialidade e Camaradagem.
Saiba mais sobre cada uma delas e o que pode ser feito para conseguir uma boa pontuação. Confira:
- Respeito: esse quesito mensura o nível que os profissionais se sentem respeitados e valorizados na vida pessoal e profissional por seus colegas de trabalho.
- Credibilidade: nesse ponto, o questionário irá abordar a visão dos funcionários em relação à confiança com os seus líderes, além da credibilidade que eles passam por meio da comunicação, competência e integridade.
- Orgulho: esse quesito mede o nível de orgulho que os trabalhadores da sua empresa sentem por fazerem parte da instituição, ou seja, o grau de envolvimento com a organização.
- Imparcialidade: esse ponto avalia se os profissionais reconhecem e tratam todos na empresa de forma igualitária e imparcial.
- Camaradagem: esse quesito que identifica o companheirismo e a proximidade entre os profissionais dentro da empresa.
É preciso pagar para conseguir o selo?
Sim, para iniciar a jornada de certificação é necessário escolher um dos planos oferecidos pela GPTW. O mesmo vale para que a empresa possa usar e promover o selo nos seus esforços de gestão de talentos.
Os planos são, inicialmente, definidos de acordo com o número de colaboradores de cada empresa:
- Plano para empresas com 10 a 29 funcionários
- Planos para empresas com mais de 30 funcionários
Nesse segundo grupo, há ainda uma subdivisão, entre os planos Basic, Pro, Performance e Personalizado, sob a forma de uma consultoria particular. As pesquisas e os benchmarkings para referência variam de acordo com o plano contratado.
5 dicas para ajudar na processo de certificação GPTW
1) Invista na sua Marca Empregadora
Certamente a certificação Great Place to Work é uma ótima alavanca para potencializar a sua marca empregadora, mas a sua estratégia deve começar muito antes. Para maximizar o seu retorno ao investir no selo:
- identifique as características que diferenciam sua organização
- Defina a sua proposta de valor como empregador
- Avalie os processos de seleção e onboarding para oportunidades de otimização.
- Aproveite as avaliações de desempenho para ouvir os colaboradores.
Boa parte do processo de certificação vai ajudar a sua empresa a lapidar os processos em cada uma dessas frentes. Porém, o selo exige um nível de engajamento e uma pontuação mínima. Por isso, é bom garantir que a sua empresa já tem uma base para alcançar os critérios estabelecidos.
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2) Fortaleça a cultura organizacional
Assim como as pessoas que as compõem, as organizações também têm valores e rituais. A cultura organizacional serve para que os colaboradores saibam que as atitudes no seu dia a dia de trabalho refletem aquilo que a empresa acredita como correto.
O alinhamento da cultura organizacional ocorre na etapa da entrevista, analisando se o candidato possui objetivos e opiniões semelhantes ao da instituição. Após a etapa de contratação, o onboarding também serve para reforçar atitudes esperadas por parte do novo funcionário.
👉Team Building: 10 exemplos para aplicar na sua empresa
3) Mapeie a experiência do colaborador
O Employee Experience é a soma de todas as experiências de um funcionário ao longo de sua história com a organização. Esta jornada vai desde o primeiro contato como um potencial candidato até o seu desligamento.
👉 Employee Experience: 8 dicas para colocar em prática
4) Promova a comunicação interna e a cultura de feedback
É de responsabilidade de cada organização comunicar seus colaboradores sobre a pesquisa. Por isso, é fundamental preparar uma campanha de comunicação interna.
Além disso, não espere as avaliações de desempenho para escutar os feedbacks dos funcionários. Estas sugestões são fundamentais para a manutenção do desenvolvimento organizacional.
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5) Crie políticas de formação e desenvolvimento
Existe uma máxima atribuída a Henry Ford que diz:
“Só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem, é não formá-los e eles ficarem”.
Essencialmente, a frase reflete a importância de investir na capacitação e na qualidade do trabalho que as equipas de uma empresa podem executar.
Uma equipa mal preparada pode trazer duras consequências para o negócio. Por isso, as políticas de formação e desenvolvimento corporativo fortalecem o vínculo de confiança entre empregado e empregador. Afinal, ter alguém investindo no seu futuro sinaliza uma preocupação com o seu crescimento profissional e pessoal.
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Software de RH: Como pode ajudar a sua empresa a ser um Great Place To Work!
Já pensou sobre como soluções tecnológicas que possibilitam a automação dos diferentes processos de recursos humanos podem ajudá-lo na melhoria da gestão de pessoas na sua empresa?
Atividades burocráticas, como admissões, gestão de horários e turnos, controlo de assiduidade, assinatura de documentos, entre outras, podem ser realizadas e automatizadas por um software online.
Assim, a empresa reduz o tempo gasto com tarefas administrativas e investe as horas dos seus profissionais de RH no planeamento e execução de tarefas mais estratégicas, como a obtenção do selo Great Place to Work.
Algumas das possibilidades do software de RH da Factorial são:
- Gerir férias, ausências e baixas médicas de todos os funcionários
- Visualizar um calendário com informações de cada equipa
- Organizar formações online e presenciais
- Realizar e monitorar avaliações de desempenho
- Enviar e assinar documentos online
- Realizar processos de recrutamento e seleção na própria plataforma
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Texto escrito por Constance Laux