📥 Saiba o que diz a lei sobre gestão de férias e ausências
|
Descarregue aqui

Factorial explica benefícios da aplicação de Inteligência Artificial nos Recursos Humanos

  • A solução de IA da Factorial ajuda a melhorar o dia a dia das equipas de RH.
  • A Inteligência Artificial tem transformado várias indústrias, impactando a dinâmica operacional das empresas - e a área dos RH não é exceção.

Lisboa, 30 de outubro de 2023 – A incorporação da Inteligência Artificial (IA) nas empresas é, atualmente, praticamente imprescindível – esta tecnologia tem causado uma verdadeira revolução nas várias indústrias, alterando fundamentalmente as dinâmicas operacionais. A área de Recursos Humanos não é exceção, por isso a Factorial, empresa de software para a gestão dos RH, explica agora os benefícios da IA e como tirar partido deles para melhorar o dia a dia das equipas.

Benefícios

A adoção da IA nos RH oferece a capacidade de automatizar procedimentos, melhorar a eficiência e enriquecer a tomada de decisões com insights valiosos. Adicionalmente, possibilita uma experiência mais personalizada para os colaboradores.

Assim, a IA tornou-se uma ferramenta crucial para impulsionar a eficiência, produtividade e competitividade organizacional.

Alguns dos benefícios visíveis da aplicação da IA nos RH incluem:

  • Recrutamento e Seleção: Os algoritmos de IA podem automatizar triagens de currículos, identificar os melhores candidatos e oferecer previsões de adequação de candidatos a vagas. Isto economiza tempo, permitindo que os recrutadores se concentrem em interações mais estratégicas. Para além disso, também reduz o enviesamento inconsciente da análise humana dos CVs.
  • Onboarding e Integração: A IA pode auxiliar o processo de onboarding, com chatbots que fornecem informações aos novos colaboradores e facilitam a sua adaptação ao ambiente de trabalho, assegurando suporte contínuo e acelerando a produtividade. Esta é uma boa forma de aumentar a satisfação e melhorar a experiência dos colaboradores desde o primeiro dia.
  • Análise de dados e tomadas de decisão: Os dados são essenciais para conseguir tomar decisões estratégicas. IA facilita a sua análise, mesmo em grandes volumes, revelando padrões ocultos que auxiliam os profissionais de RH quando têm de tomar decisões sobre contratações, formações e desenvolvimento de carreiras.
  • Experiência do Colaborador: Implementar mecanismos alimentados por IA permite responder rapidamente a perguntas, oferece suporte técnico e personaliza a experiência dos colaboradores, aumentando a satisfação, melhorando a comunicação interna e proporcionando um ambiente mais inclusivo. De novo, a IA revela-se importante para aumentar a satisfação e o envolvimento dos colaboradores com a empresa.

Factorial AI: software de IA a pensar nas equipas de RH

O Factorial AI é um software alimentado por IA que pode ajudar as empresas a desfrutar de todos os benefícios mencionados acima:

  • Ajuda no processo de recrutamento, automatizando a triagem de currículos;
  • Identifica os candidatos mais qualificados e aptos para cada vaga;
  • Permite criar anúncios de vagas de emprego mais relevantes, sugerindo competências importantes para a vaga e sugerindo novas descrições;
  • Simplifica a tarefa de resumir documentos extensos, destacando informações, ideias e conclusões-chave;
  • Melhora a gestão de documentos, como contratos de trabalho e calendarizações de férias, eliminando a necessidade de papel e otimizando o fluxo de trabalho;
  • Facilita o acesso dos colaboradores a informações cruciais sobre, por exemplo, planos de saúde e programas de bem-estar.