Segundo ano marcado pela pandemia, teletrabalho e aceleração da digitalização: este é o novo cenário para as empresas e também o desafio das equipas de RH.
Como é que as empresas enfrentaram 2021? Quais foram os seus desafios? Estas e outras questões, tais como a disparidade salarial entre géneros no setor, foram estudadas pela Factorial num estudo que contou com mais de 4.000 empresas.
Para descobrir os tópicos em destaque neste Estudo de RH, descarregue o nosso documento e transforme a sua forma de trabalhar.
Milhares de organizações, incluindo pequenas e médias empresas de diferentes setores, partilharam connosco a forma como os RH se adaptaram aos desafios de 2021.
Gestores e especialistas de RH, gestores de operações ou equipas de TI, são alguns dos cargos dos responsáveis pela gestão de pessoas e do ciclo de vida do colaborador na empresa (desde recrutamento, contratação, onboarding, formações, até ao offboarding).
Contamos com a participação de empresas de todo o mundo, da Europa àAmérica do Norte e América Latina.
A seguir encontrará os dados, gráficos e conclusões correspondentes à amostra de Portugal. Para ver os dados globais,
descarregue o estudo completo.
62 mil novos utilizadores de Internet entre 2020 e 2021. O número de utilizadores de redes sociais em Portugal equivale a 76,6% da população total em janeiro de 2021.
A pandemia aumentou os níveis de stress nas empresas.
A produtividade foi afetada pelo stress para 22,4% das pessoas. E cerca de 26,5% dos inquiridos acredita que a situação vivida pela pandemia Covid-19, durante o último ano, está relacionada com o aumento de stress nas empresas.
63% dos cargos em RH são ocupados por mulheres.
Ainda assim, o género masculino recebe vencimentos mais altos, em todos os cargos e faixas salariais, quando comparados com as mulheres.