Os cookies nos ajudam a melhorar a sua experiência e personalizar o conteúdo e publicidade. Ao utilizar o nosso website, concorda com a nossa política de cookies.

O que é a função Factorial?

A função fatorial é uma fórmula matemática representada pelo sinal de exclamação “!”. Na fórmula factorial devem-se multiplicar todos os números inteiros e positivos que existem entre o número que aparece na fórmula e o número 1.

Aqui tem um exemplo:

7! = 1 * 2 * 3 * 4 * 5 * 6 * 7 = 5.040

Nesta fórmula o número 7 se chamaria 7 fatorial, o fatorial de 7 e multiplicado por todos os números que aparecem no exemplo até o número 1.

Se nesta altura está a pensar em desistir irei confessar que na sua calculadora aparece um botão que calcula o fatorial do número que quer automaticamente. Deve procurar uma tecla parecida com “x!” ou “n!”.

Exemplos de fórmulas fatoriais

1! = 1 * 1 = 1
3! = 1 * 2 * 3 = 6
10! = 1 * 2 * 3 … 8 * 9 * 10 = 3.628.800

Que passa com o 0 factorial, como se calcula? Se voltarmos à definição de função fatorial podemos ver que nao tem sentido aplicá-la no caso de “0”. Não existem números positivos anteriores a 0 pelo que 0x0=0.

Nao obstante, já foi estabelecido que no caso de 0 factorial o resultado será igual a 1:

0! = 0 x 0 = 1

A utilidade da função Factorial

É habitual utilizar funções fatoriais para calcular combinações e permutações. Graças a Factorial pode-se chegar a calcular também probabilidades.

Por exemplo:

Se temos 4 quadros de cores e queremos colocá-los na parede, um detrás do outro podemos chegar a calcular a quantidade de combinações possíveis:

4! = 1 * 2 * 3 * 4 = 24 combinações possíveis
numero funcao factorial

Porque nos chamamos Factorial?

Por esta altura deve-se estar a perguntar por que Factorial escolheu este nome para o seu software de recursos humanos. Bem, Factorial representa o crescimento elevado da última potência, um crescimento (factorial) de tempo, de recursos, de produtividade… O software de recursos humanos da Factorial permite à empresa otimizar os seus recursos para continuar a crescer fatorialmente!