Ir para o conteúdo

Remuneração variável: o que é e como implementar

·
7 minutos de leitura

Um plano de remuneração variável é uma estratégia já implementada por muitas empresas, e tem como objetivo recompensar os colaboradores pelo seu trabalho. Além disso, apresenta diversas vantagens que vamos saber neste artigo.

Todos os colaboradores gostam de sentir que o seu trabalho é reconhecido pelas chefias. Quando existe esse reconhecimento, existe mais motivação e maior eficiência. Por consequência, encontram-se também melhores resultados para a equipa e para a empresa. É, por isso, importante que os colaboradores sintam esse feedback positivo por parte dos seus gestores.

Uma das melhores formas de passar este feedback positivo aos colaboradores é através da remuneração variável.

Se não conhece este conceito, neste artigo iremos falar sobre a remuneração variável e as suas vantagens e desvantagens. Vamos ainda explicar os tipos de planos de remuneração variável que existem e como os poderá implementar na sua empresa.

software-rh-dp-360

Remuneração variável: o que é?

A remuneração variável (RV) é, de um modo geral, um programa de recompensas financeiras para os colaboradores. Materializa-se num aumento no salário do colaborador, com base nos seus resultados e desempenho durante um determinado período de tempo.

Este aumento é um complemento temporário ao salário fixo e, como indica o seu nome, pode variar. Ao longo do mês ou ao longo do ano, dependendo do plano que a sua empresa implementar.

A remuneração variável é um aumento no salário base?

A resposta é não. A remuneração variável é um complemento ao salário base, ou remuneração fixa. A seguir vamos perceber as diferenças entre estes dois conceitos.

1) Remuneração fixa ou base

A remuneração fixa refere-se ao valor que está contratualizado com o colaborador. Inclui o seu salário, assim como todos os benefícios acordados, como subsídio de alimentação, seguro de saúde, ajudas de transporte, subsídio de férias, entre outros. Os valores da remuneração fixa são constantes e mensais.

2) Remuneração variável ou flexível

A remuneração variável, ou flexível, refere-se a todos os programas de incentivo financeiro externos ao salário base. Assenta no desempenho do colaborador e não tem uma frequência ou valor fixo. Pode variar, de acordo com os resultados do colaborador.

Qual o objetivo de implementar um plano de remuneração variável?

Existem vários motivos pelos quais as empresas decidem implementar planos de remuneração variável. Entre eles, destacamos:

  • Mostrar reconhecimento pelo trabalho dos colaboradores;
  • Aumentar e aperfeiçoar os processos produtivos;
  • Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores;
  • Garantir que as equipas se encontram alinhadas com o objetivo da empresa;
  • Aumentar a motivação;
  • Fortalecer o Employer Branding.

📚 [eBook] Guia prático para o Employer Branding

E existem desvantagens?

Há algumas desvantagens associadas à remuneração variável, sim. Uma delas é a dificuldade em encontrar indicadores de desempenho dentro de determinadas funções. Como todo o processo é baseado em KPIs, é essencial que estes estejam bem determinados. No entanto, esta tarefa pode ser complicada dentro de determinadas áreas de atuação.

Para colmatar esta desvantagem, deverá tentar perceber com as equipas respetivas quais são os indicadores que consideram mais importantes. Com base nisso, deverá definir objetivos para cada um deles. Assim, estará a garantir que todos poderão beneficiar do plano de remuneração variável sem entraves.

[Modelo pronto a descarregar + grátis] Metodologia OKR

Tipos de Remuneração Variável

Depois de percebermos o que é a remuneração variável, e as vantagens e desvantagens respetivas, chegou o momento de olharmos para que tipos de remuneração existem.

1) Participação nos Lucros e Resultados

Neste plano, os lucros da empresa são distribuídos pelos colaboradores. Aqui, a remuneração está dependente não só do desempenho, mas também de fatores externos.

Dependendo do modelo de negócio, a frequência do plano pode variar. Normalmente, é feito uma vez por ano. E mais, para ser implementando, deve haver um acordo coletivo prévio e todos os colaboradores devem ser elegíveis.

lucros-profit

3) Remuneração por Desempenho

Neste tipo de remuneração variável, existe a recompensa do colaborador pelo seu desempenho. Os gestores de recursos humanos, ou da área respetiva, analisam o esforço e resultados de cada pessoa, durante um determinado período de tempo. Depois são pré-determinados objetivos e, de acordo com esses objetivos, são atribuídas recompensas.

As gratificações podem ser individuais ou coletivas, dependendo do plano estabelecido. Esta remuneração ajuda a potenciar os resultados, mantendo os níveis de motivação altos.

[Template pronto a descarregar] Modelo de Avaliação de Desempenho 360º

3) Comissão

Este é um tipo de remuneração variável muito utilizado em equipas de vendas. Além ser uma ótima forma de motivar os membros da equipa a atingirem os seus objetivos, é um incentivo de dá à empresa mais hipóteses de fecharem negócios.

Por cada venda efetuada, o colaborador recebe uma percentagem do lucro da venda. Essa percentagem poderá variar de empresa para empresa.

4) Bónus

Se a forma de remuneração variável for em bónus, a remuneração acontece quando os colaboradores atingem as suas metas pré-estabelecidas. Isto pode ser feito de forma individual ou em grupo. A gratificação pode ser calculada em múltiplos do salário base e de acordo com a meta alcançada.

Neste programa, não é necessário que todos os colaboradores participem. Apenas irá recompensar os funcionários que obtiveram o melhor desempenho.

5) Ações

Um dos planos mais complexos, mas com bons resultados a médio e longo prazo para as organizações são as ações. Nesta forma de remuneração variável, cada funcionário torna-se “proprietário” da empresa, recebendo uma participação dos lucros da organização.

Este programa faz com que os colaboradores se sintam ainda mais parte da empresa. Incentiva o trabalho no alcance de objetivos e o comprometimento com os bons resultados. No entanto, este plano de remuneração variável pode ter um lado negativo. Se a empresa não alcançar bons resultados, os colaboradores não recebem a sua retribuição, o que pode desencorajar as equipas.

Exploremos um pouco mais estes planos de remuneração variável. Eles podem ser divididos em duas grandes categorias, são elas os incentivos a curto prazo (ICP) e os incentivos a longo prazo (ILP).

1) Incentivos a curto prazo (ICP)

Os benefícios são pagos até ao prazo máximo de um ano. Incluem-se nos ICP o bónus, a comissão, a remuneração por desempenho e a participação nos lucros e resultados.

2) Incentivos a longo prazo (ILP)

No caso dos incentivos a longo prazo, os benefícios poderão ser pagos num prazo superior a um ano. Neles inserem-se as ações, que não requerem um prazo específico de atribuição.

📚 [Artigo] Acordo de Confidencialidade: uma necessidade nas empresa (+modelo grátis)

Como implementar um plano de remuneração variável

Depois de sabermos que tipos de remuneração variável existem, é o momento de entendermos e conhecermos algumas dicas de como podemos implementar este tipo de remuneração. Vejamos:

1) Conhecer a legislação em vigor

Antes de implementar um programa de remuneração flexível, é importante que conheça a legislação. Assim, garante que o seu programa será implementado e aplicado de forma totalmente legal.

O nosso conselho é que agende uma reunião entre a equipa de Recursos Humanos e a área financeira e jurídica, para que consigam construir um plano compreensivo, justo e legal.

📚 [Artigo] Alterações laborais 2022: Teletrabalho, salários, entre outros

2) Estabelecer indicadores (KPI’s)

Os KPI’s (key performance indicators) são a base da maioria dos planos de remuneração variável. Desta forma, deverá decidir quais as variáveis e metas que irá utilizar para avaliar os colaboradores de forma justa.

🗣 [Entrevista] Salário emocional nas empresas com Emília Silva

3) Definir objetivos e metas

Depois de decidir quais os indicadores a avaliar, terá de definir metas para esses mesmos indicadores. As metas podem ser individuais ou em equipa. Além disso, cada meta poderá ter um valor exato ou uma percentagem, de acordo com o indicador específico.

Não se esqueça de comunicar aos seus colaboradores, de forma transparente, a razão pela qual estes KPIs serão os mais indicados. E, claro, escolha e defina estes KPIs de forma justa e alinhados com os objetivos e previsões de crescimento da empresa.

📚 [Artigo] Gestão de carreiras: o que é, vantagens e estratégias para a sua implementação [+ Guia grátis!]

4) Acompanhar os colaboradores

Já determinou o seu plano de remuneração variável e definiu os indicadores e metas para os seus colaboradores. Agora, chegou a altura de seguir o progresso dos seus colaboradores, ajudando-os a atingir os seus objetivos. Isto irá ajudar os colaboradores a sentirem-se mais motivados. Para além disso, estará a garantir que a sua empresa atinge os melhores resultados, o que é benéfico para todos.

Este acompanhamento poderá ser feito presencialmente, onde irá acompanhar de perto o trabalho dos colaboradores. No entanto, irá precisar da ajuda de um software de recursos humanos, como é o caso do software da Factorial.

Implemente planos de remuneração variável com a ajuda da Factorial

Todos sabemos que acompanhar os indicadores e progresso de colaboradores pode ser uma tarefa complicada. É por isso que a Factorial o poderá ajudar a fazer esse acompanhamento de uma forma mais simples!

O software da Factorial ajuda-o nos processos de recursos humanos da sua empresa. Uma ferramenta prática e completa, que o irá ajudar e estabelecer planos de remuneração variável. Que funcionalidades encontra nesta plataforma?

Recibos de Vencimento

Acompanhe os recibos de vencimento dos seus colaboradores a partir de um só local. Cada gratificação será automaticamente registada no nosso software, e terá comunicação aberta com os seus contabilistas ou equipa financeira.

Desta forma, todos os envolvidos no processamento de salários e emissão de recibos de vencimento terão acesso a ao progresso dos pagementos e estado de cada um deles.

Além disso, com a centralização de documentos e informações, cada funcionário poderá ver o seu valor de remuneração flexível (anual ou mensal) a partir do seu dashboard ou painel.

Objetivos e OKRs

Com a Factorial poderá definir os objetivos dos seus colaboradores. Defina metas, períodos temporais, e vá avaliando a sua evolução. Aplique as metodologias OKR e KPI para gerir os objetivos dos colaboradores. Os gestores de equipas poderão ter acesso a esta informação, de forma a poderem fazer um acompanhamento mais próximo.

Sistema de Controlo de Assiduidade e Gestão de Turnos

Um dos seus indicadores para o plano de remuneração variável é a assiduidade? Com esta funcionalidade da Factorial, poderá fazer a gestão deste indicador de forma muito mais simples! Registe as horas dos seus colaboradores e melhore a produtividade da empresa.

Avaliação de Desempenho

Receba e dê feedback aos seus colaboradores através da Factorial. Organize os resultados num só local e construa relatórios e gráficos de forma prática. Assim, terá uma visão geral da evolução dos seus colaboradores relativamente às metas estabelecidas.

Gestão de Formações Internas

A formação dos seus colaboradores é importante para a sua motivação e eficiência no trabalho. Para os ajudar a atingir os seus objetivos, utilize a ferramenta de gestão de formações internas da Factorial. Veja quem concluiu os cursos e avalie os conhecimentos dos colaboradores. Monitorize ainda a necessidade de formações que os seus colaboradores poderão ter, através de relatórios personalizados.

Experimente o software da Factorial de forma gratuita durante 14 dias e comece já a implementar os seus planos de remuneração variável!

Artigos Relacionados