Ir para o conteúdo

Políticas de recursos humanos: o que são e como implementá-las

·
7 minutos de leitura
Veja neste artigo quais as principais políticas de recursos humanos, confira exemplos reais e conheça as empresas com as melhores práticas de RH do mercado.

São diretrizes internas que uma empresa estabelece para otimizar procedimentos e obter bons resultado em todas as áreas de negócios. Este guia servirá para explicar o que elas envolvem, a quais atividades podem ser aplicadas e por que são tão importantes.

Sumário

software-rh

Quais são as 7 principais atividades do RH?

A equipa de Recursos Humanos é responsável por várias atividades principais dentro de uma empresa. Estas são relacionadas ao bem-estar e ao tratamento justo dos funcionários.

Isso inclui recrutamento e seleção, retenção de funcionários, formações e remuneração. As políticas de recursos humanos podem ser aplicadas a todas essas atividades para ajudar o departamento de Recursos Humanos a alcançar todo o seu potencial e a obter ótimos resultados de negócios.

A ideia é guiar todas as atividades da gestão de pessoas, incentivar o desenvolvimento dos funcionários e garantir o bom desempenho das equipas.

A seguir, destacamos revisar as principais atividades do departamento de Recursos Humanos.

Recrutamento e Seleção

Isto inclui redigir as descrições de cargo, recrutar novos funcionários, contratar profissionais e rescindir contratos de funcionários. Além da negociação de salários e benefícios e cumprimento de regulamentos relativos ao processo de contratação.

👉10 tipos de teste para Recrutamento e Seleção [+infográfico]

Relações trabalhistas

Defesa dos direitos dos funcionários, mediação de reclamações (incluindo reclamações relacionadas a assédio) e coordenação com sindicatos. Estas atividades incluem também tudo o que está relacionado com a documentação dos funcionários em diferentes etapas de suas jornadas. Por exemplo, contratos, baixas médicas, benefícios, comprovativos de viagem de negócios e rescisão de contrato de trabalho.

👉Rescisão de contrato de trabalho: Tudo o que precisa de saber [+modelos de cartas]

Saúde e Segurança

Implementar medidas de segurança e garantir a conformidade com os requisitos legais da ACT. Registar e investigar todos os incidentes e acidentes no sítio de trabalho e processar reivindicações para compensação dos trabalhadores.

Este ponto inclui também as políticas relacionadas a baixas médicas. Dentre as políticas de recursos humanos, essa é uma das mais importantes.

👉Baixa Médica: Guia para empresa e colaborador.

Conformidade com a legislação trabalhista

Esta política de recursos humanos tem a ver com: Aderir às leis trabalhistas e de conformidade, garantir que os funcionários sejam tratados de maneira justa e legal e manter-se atualizado com as mudanças na ACT.

👉Lei do Teletrabalho: Guia atualizado segundo o Código do Trabalho

Planeamento de remuneração

Definição e processamento dos recibos de vencimento, salários e benefícios com base na função, desempenho e requisitos legais. Gestão de seguros, pensões e outros benefícios de terceiros.

Neste caso, deve-se considerar também o plano de carreira dos funcionários. Isso significa estabelecer e comunicar metas e objetivos claros para que cada um saiba aonde pode chegar com seu trabalho.

👉Plano de Carreira: Modelo para download

workshops-rh

Formação e Desenvolvimento

Fornecer desenvolvimento profissional contínuo para que os funcionários mantenham as suas habilidades e experiência atualizadas. Desenvolvimento de competências e habilidades de novos funcionários.

Este ponto ajuda no desenvolvimento organizacional e garante que os colaboradores tenham todas as competências necessárias para obter bons resultados.

📚[Ebook] Gestão de Formações internas e desenvolvimento empresarial

Avaliação de Desempenho

Monitorar e analisar o desempenho individual, da equipa e da empresa em geral, de acordo com as metas e objetivos. O software de avaliação de desempenho pode ser usado para otimizar e desenvolver o processo de análise de desempenho.

👉[Modelo para download]:  Avaliação de Desempenho 360°

Quais são as melhores políticas de Recursos Humanos?

As políticas de recursos humanos são um conjunto de procedimentos comerciais ou profissionais que são aceitos e promovidos como corretos e eficazes. São diretrizes, ética e ideias que representam o curso de ação mais eficiente em qualquer situação dentro de uma empresa. 

As melhores políticas em gestão de recursos humanos estão alinhadas com as metas e objetivos da empresa e agregam valor ao negócio como um todo.

  • Políticas de RH de uma empresa devem incluir uma lista com as melhores práticas de:
    • Comunicação interna
    • Automatização de recursos humanos
    • Análise da gestão de recursos humanos
    • Entrevistas, contratação e onboarding de funcionários
    • Engajamento dos funcionários
  • Os benefícios da implementação de políticas de Recursos Humanos:
    • Aumentar a produtividade dos funcionários
    • Manter a cultura organizacional e garantir que todos os funcionários sejam adequados
    • Melhorar a retenção de funcionários e a reputação corporativa
    • Aumentar a satisfação dos funcionários à medida que os funcionários se sentem apoiados e motivados
    • Melhoria contínua em termos de desenvolvimento profissional e estratégia de negócios
    • Otimizar o gerenciamento de talentos
    • Monitorar o progresso para garantir que as metas e objetivos da empresa sejam alcançados

 

Como as políticas de recursos humanos podem ser aprimoradas?

Estabelecer boas práticas de RH te ajudará a ter suporte para cada estágio do desenvolvimento e crescimento da sua empresa. O primeiro passo para o sucesso é garantir que haja objetivos claros da empresa.

Uma estratégia precisa então ser projetada para identificar todas as necessidades de negócios e estabelecer diretrizes claras para que os funcionários estejam cientes de sua função e do que se espera deles.

Para garantir o sucesso, os profissionais de Recursos Humanos devem elaborar um checklist próprio com as políticas de Recursos Humanos adaptadas às suas empresas.

politicas-recursos-humanos

Exemplos de práticas recomendadas de RH

Ambiente saudável

Crie um ambiente seguro, feliz e saudável para os funcionários. Encoraje discussões iguais e abertas, celebre as vitórias da equipa e estabeleça limites e expectativas. Demonstre apreço e incentive o pensamento positivo. É muito mais provável que funcionários felizes permaneçam em uma empresa e tenham o melhor desempenho possível.

Bônus vinculados ao desempenho

Incentive os funcionários com recompensas e bônus baseados no desempenho. Estabeleça métricas e KPIs claros para que todos os funcionários estejam cientes de como seu desempenho individual afeta a lucratividade da empresa.

Ter um bom esquema de bônus vinculado ao desempenho motiva gestores e funcionários a melhorar a eficiência e a produtividade e aumenta o senso de responsabilidade.

👉Gestão de Desempenho: Dicas para avaliar os funcionários

Incentivar o feedback dos funcionários

Reconhecer, nutrir e executar o feedback dos funcionários. Incentive discussões abertas e o uso de caixas de sugestões. Realize pesquisas regulares para reunir os pensamentos e idéias dos funcionários, para que se sintam valorizados e envolvidos no sucesso geral dos negócios. As pesquisas podem ser realizadas por meio de um software de avaliação de desempenho.

As perguntas certas podem ajudá-lo a avaliar o interesse, a motivação e a felicidade geral de seus funcionários e fazer as alterações necessárias. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar a cultura corporativa e aumentar a retenção de funcionários.

Formação Contínua

Estabelecer procedimentos claros para o desenvolvimento profissional contínuo de todos os funcionários. Analise regularmente as necessidades da sua empresa para identificar lacunas e implementar programas de treinamento apropriados.

Garanta que sua empresa leve em consideração os custos de treinamento ao calcular os orçamentos anuais no seu plano de RH. Uma organização que oferece treinamento contínuo aos funcionários terá baixa rotatividade porque a força de trabalho é leal.

👉Lifelong Learning: O que é e como aplicá-lo nas formações corporativas?

politicas de recursos humanos pdf

Algumas das empresas com as melhores políticas de recursos humanos

As empresas que projetam e implementam uma política de recursos humanos eficaz têm maior probabilidade de aumentar os lucros, reter funcionários e melhorar a qualidade e a produtividade. Existem muitos exemplos de empresas com ótimas políticas de recursos humanos. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

👉Plano de Recursos Humanos: Como fazer o seu?

FedEx

Os funcionários da FedEx são parte integrante do processo de tomada de decisão. A empresa pratica uma filosofia de “Pessoas-serviço-lucro”, focada no cuidado e bem-estar de seus funcionários. A empresa realiza anualmente uma pesquisa para rastrear a satisfação dos funcionários, recolher sugestões e melhorar as condições de trabalho.

Os funcionários então se reúnem para discutir resultados, resolver problemas e propor soluções como um grupo. A filosofia reconhece a importância da satisfação e do empoderamento dos funcionários para criar um ambiente em que os funcionários sintam-se seguros o suficiente para assumir riscos e serem inovadores na busca pela qualidade, serviço e satisfação do cliente.

AMX

A AMX, fabricante americana de dispositivos de controlo de vídeo de propriedade da Samsung, promove confiança e comunicação entre a equipa e fornece um ambiente de trabalho em espaço aberto para esse fim.

A empresa orgulha-se de práticas conscientes de contratação e despedimento, ao oferecer  pacotes generosos de indenizações e ao ajudar a realocar funcionários em novas empresas no caso de demissões. Essas são políticas de recursos humanos que podem fazer a diferença.

OXFAM

Como instituição de caridade, a Oxfam não pode competir em salários e benefícios. Portanto, reorientou suas energias na formação e desenvolvimento dos funcionários.

Ela vê seus funcionários como ativos vitais para a empresa e investe em treinamento para que os funcionários partilhem as suas crenças e valores essenciais e se esforcem para desenvolver suas habilidades e experiência.

A criação e a implementação de boas políticas de recursos humanos na sua empresa ajudarão os seus funcionários a buscar a excelência. Além de estabelecer objetivos e diretrizes claros ao longo da sua jornada na empresa. Assim, será mais fácil aumentar a produtividade e o lucro da sua companhia.

Ferramenta para implementar as políticas de Recursos Humanos

Saber quais são as políticas de recursos humanos é fundamental. No entanto, é preciso contar com ferramentas que ajudem a implementá-las. Modelos, sistemas, softwares e planilhas podem ajudar na gestão de cada tarefa de gestão de pessoas.

Uma destas opções são os software de RH. Com eles, é possível centralizar em um mesmo sistema tudo o que um profissional de RH precisa. Com o software de RH da Factorial é possível encontrar funcionalidades como:

  • Gestão de férias e ausências
  • Avaliação de desempenho
  • People Analytics
  • Sistema ATS para recrutamento
  • Relatórios completos com dados dos funcionários
  • E muito mais

✅ Teste a Factorial grátis e economize tempo na gestão de Recursos Humanos

software-rh-gratis

Deixe um comentário