Ir para o conteúdo

Como preparar um bom processo de recrutamento no setor hoteleiro?

·
7 minutos de leitura
recrutamento no setor hoteleiro

O recrutamento no setor hoteleiro é dos mais desafiantes para os profissionais de RH. O ambiente dinâmico deste setor, bem como as suas necessidades específicas, exigem que as estratégias de recrutamento sejam adaptadas.

Assim, preparámos este texto para explorar a importância de um processo de recrutamento bem-sucedido e oferecer insights sobre melhores estratégias. Naturalmente, partilharemos também as ferramentas certas a utilizar, como a Factorial, e, como bónus, daremos dicas para reter o talento contratado.

Não perca mais tempo e inicie já a sua leitura!

Tabela de conteúdos:

Descubra como a Factorial pode ajudar os hotéis e restaurantes a melhorar a gestão de pessoal! ⬇️

banner de demo talento

Necessidades específicas do recrutamento no setor hoteleiro

No setor hoteleiro, as necessidades específicas de recrutamento são decisivas para garantir a qualidade do serviço e satisfação do cliente.

Além das competências técnicas necessárias para desempenhar funções – como receção, limpeza ou manutenção – é fundamental recrutar profissionais com diversas soft skills. Como possuírem um tipo de comunicação eficaz, capacidades de resolução de problemas e trabalhar bem em equipa.

A natureza dinâmica e exigente do setor hoteleiro implica que os funcionários estejam preparados para lidar com situações imprevistas. Bem como adaptar-se rapidamente a diferentes cenários, mantendo sempre um alto padrão de serviço. Adicionalmente, devem ainda saber lidar com o stress e manter a calma sob pressão.

Nesta linha, o recrutamento no setor hoteleiro não se resume apenas a encontrar candidatos com as qualificações técnicas necessárias. Passa também por identificar profissionais com as aptidões e traços de personalidade que se alinhem com a cultura e os valores da empresa, bastante mais que em outros setores.

As estratégias as adotar no recrutamento no setor hoteleiro tornam-se, nesta área, ainda mais importantes. Implementar a estratégia correta é meio caminho andado para o sucesso e partilhamos, de seguida, algumas das melhores práticas.

👉 Eneagrama: o que é como pode ser usado na gestão de talentos

10 estratégias de recrutamento no setor hoteleiro

1. Defina claramente a sua equipa

Antes de iniciar o processo de recrutamento, é crucial ter uma compreensão clara das necessidades da sua equipa. Por ser um negócio sazonal é de extrema importância contratar na exata medida das necessidades, tendo em conta também a altura do ano.

Isso passa por avaliar o desempenho dos departamentos, identificando áreas de melhoria e identificando quais precisam de novos funcionários.

Um software de gestão de RH, como o da Factorial pode ser uma usado como uma ferramenta de gestão administrativa preciosa para auxiliar nesta tarefa e otimizar o recrutamento no setor hoteleiro. Utilize a sua funcionalidade avaliação de desempenho, organize de equipa por funções e determinar quais as respetivas competências.

2. Trabalhe a descrição do cargo

Elabore descrições de cargo detalhadas, para que seja claro para o candidato o que é pedido. É um erro comum na área da hotelaria publicar descrições demasiado vagas, atraindo assim talento pouco qualificado.

Uma vez mais, a Factorial revela-se uma ferramenta útil, nomeadamente utilizando modelos disponíveis. Isso ajudará a atrair os candidatos certos desde o início, garantindo que compreendem as responsabilidades e expectativas do cargo.

3. Ofereça condições de trabalho apelativas

A carga de trabalho, o grau de responsabilidade e flexibilidade dos horários da área fazem com que a fasquia fique bastante elevada no que é esperado de um candidato. De modo a equilibrar a balança e fazer com que seja uma proposta vantajosa para ambas as partes, empregador e candidato, garanta que as condições são atrativas e relevantes para os funcionários.

Integre a sua ferramenta de comunicação interna com o software da Factorial e use-a para escutar os atuais trabalhadores. Perceba o que é ou não relevante para eles em termos de benefícios e ofereça-os aos futuros colaboradores.

👉 Plano de benefícios para colaboradores: 8 exemplos de regalias

4. Contrate em diferentes canais

Não se limite a recrutar em apenas um canal. Utilize a funcionalidade de recrutamento da Factorial para publicar vagas em múltiplos canais, como sites de emprego especializados e redes sociais, alcançando assim um amplo espectro de candidatos qualificados. Além disso, o software permite o rastreamento de todo o processo num único lugar.

5. Filtre os candidatos através da entrevista

Realize entrevistas estruturadas. Através delas deverá ser capaz avaliar não apenas as capacidades técnicas dos candidatos, como a sua compatibilidade cultural – tao ou mais importante neste setor. Utilize o software da Factorial para automatizar processos, estruturar dados e fazer triagem de currículos, com possibilidade de gerar relatórios.

recrutamento factorial

6. Contrate funcionários com perfil compatível

Na linha do ponto anterior, procure candidatos que respondam aos requisitos técnicos do cargo, mas que também demonstrem compatibilidade com a cultura e os valores da empresa. Trabalhar no setor hoteleiro é exigente e implica que os funcionários se sintam plenamente satisfeitos com a camisola que vestem.

Utilize a funcionalidade de gestão de candidatos da Factorial para classificar e filtrar candidatos com base em critérios específicos. Assim, garantirá que seleciona profissionais perfeitamente alinhados com a sua organização.

7. Faça uma boa integração

Proporcionar uma experiência de onboarding de qualidade não só revela profissionalismo como poupa dores de cabeça mais adiante. Segundo a CareerBuilder, 93% dos trabalhadores recomendariam o seu local de trabalho se tivessem tido uma boa experiência de onboarding.

Garanta que aos seus novos funcionários uma integração abrangente e conte com a Factorial como braço direito. A Factorial oferece recursos como a funcionalidade de onboarding ou a de armazenamento de documentos, para compartilhar políticas e procedimentos internos. Poderá ainda atribuir tarefas de integração para certificar que os novos funcionários se familiarizam rapidamente com o ambiente de trabalho.

👉 Programa de onboarding: como desenvolver

8. Disponibilize formação

Complemente o processo de onboarding com formação interna. Fará com que o candidato se sinta confiante e pronto a trabalhar autonomamente mais depressa – algo vital no setor.

Através da plataforma da Factorial, é possível gerir os cursos de formação dos funcionários, permitindo-lhes desenvolver as aptidões necessárias para desempenhar suas funções.

9. Transmita os valores da empresa

Durante o processo de recrutamento, destaque os valores e a missão da sua empresa. Faz parte de um bom processo de recrutamento e poupa recursos, garantindo que os candidatos estão alinhados com a cultura organizacional desde o início.

10. Implemente um software de gestão de RH

Contratar talento de qualidade e integrá-lo rapidamente, sem comprometer a qualidade, é fundamental na hotelaria. Para isso, utilize ferramentas de software de gestão de Recursos Humanos para simplificar e otimizar o processo de recrutamento. Desde a triagem inicial até a integração dos novos funcionários, como vimos antes.

Para além de apoiar nas tarefas mencionadas até aqui, a Factorial oferece uma solução completa de gestão de RH. Isto é, não só simplifica e otimiza todo o processo de recrutamento no setor hoteleiro como permite a gestão de todo o ciclo de vida dos funcionários de forma eficiente.

💡Conheça esta solução mais detalhadamente já a seguir👇

Usar o software da Factorial para o recrutamento no setor hoteleiro

A ferramenta da Factorial oferece uma solução abrangente para o recrutamento no setor hoteleiro. Com as suas diversas funcionalidades, permite simplificar todo o processo, desde a publicação de vagas até à integração dos funcionários.

Em primeiro lugar, a plataforma permite a criação e personalização de descrições de cargos detalhadas. Desta forma, ajuda a atrair os candidatos mais adequados para cada posição específica no hotel.

Além disso, como vimos, a funcionalidade de recrutamento da Factorial permite a publicação automática de vagas em diferentes canais. Como sites de emprego e redes sociais, ampliando assim o alcance e a visibilidade das oportunidades de emprego.

Permite ainda rastrear candidatos em todas as etapas do processo de recrutamento. Desde a triagem inicial até à entrevista e seleção final, facilita a gestão e organização do fluxo de trabalho.

Através de uma interface intuitiva e amigável, os recrutadores podem agendar entrevistas, registrar notas e avaliações, e colaborar de forma eficiente com outros membros da equipe de recrutamento.

A acrescentar a isto, possibilita ainda uma gestão de RH completa, realizada numa única plataforma. Incluindo gestão de turnos e horários, tão importante no setor hoteleiro, monitorização de despesas. Mas também a  criação de relatórios de objetivos ou preparação e revisão dos recibos de vencimento.

Em suma, o software da Factorial é uma ferramenta indispensável para o recrutamento no setor hoteleiro, fornecendo uma solução completa e eficaz para atrair, selecionar e integrar os melhores talentos para sua equipa.

Dicas para retenção de talentos na hotelaria

No competitivo setor hoteleiro, reter talentos é fundamental para manter a qualidade do serviço e o sucesso da empresa.

Partilhamos algumas dicas importantes para garantir que os seus funcionários permaneçam comprometidos e, consequentemente, manter uma baixa taxa de turnover:

– Dê feedback constante: Estabeleça uma cultura de feedback regular, reconhecendo o trabalho bem feito e fornecendo orientação construtiva para o crescimento profissional.

–  Mantenha benefícios relevantes: reveja os benefícios oferecidos aos funcionários com regularidade e certifique-se de continuam atrativos. Poderá incluir pacotes de saúde, oportunidades desenvolvimento ou até descontos em serviços do hotel.

–  Crie um ambiente de trabalho positivo: promova um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, fundamentado, na colaboração, no reconhecimento e no respeito mútuo.

–  Contribua para o equilíbrio trabalho – vida pessoal: ofereça horários flexíveis sempre que possível e incentive os funcionários a tirarem folgas regulares. Promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal ajuda a evitar o esgotamento e aumenta a satisfação no trabalho.

–  Promova a progressão na carreira: defina planos de carreira claros e ofereça oportunidades de progressão interna. Os funcionários ficarão mais motivados e comprometidos se souberem que podem crescer dentro do hotel.

Agora que já está munido de todas as estratégias para realizar um processo de recrutamento no setor hoteleiro bem-sucedido, não perca mais tempo, ponha mãos à obra!

Peça a sua demonstração gratuita do software da Factorial e prepare uma época alta com resultados absolutamente extraordinários.

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados