Ir para o conteúdo

Páscoa nas empresas: 8 dicas de ações para os RH promoverem [+ template grátis]

·
6 minutos de leitura
ovos coloridos de páscoa nas empresas

Ainda que a Páscoa seja uma celebração de origem religiosa, é muito aguardada pela maioria, independentemente da religião. Por isso, neste artigo, contamos-lhe quais as melhores ações de Páscoa para os RH promoverem nas empresas. Boa leitura!

Promover a Páscoa nas empresa ajuda a aumentar a motivação e envolvimento dos funcionários? Acreditamos que sim e, por isso, contaremos algumas dicas para promover ações de Páscoa durante esta época do ano.

Para além disso, explicamos os feriados à volta da Páscoa . Afinal, muitos profissionais de RH e managers têm dúvidas quanto às folgas nesta data comemorativa. Descubra a seguir!

Tabela de Conteúdos:

✅ Utilize um software de comunicação interna para gerir as ações e comemorações na empresa. Marque uma reunião rápida com um dos nossos consultores e entenda como funciona o software Factorial!

Como surgiu a Páscoa?

Antes de falarmos sobre a Páscoa nas empresas, explicamos-lhe brevemente o que é a Páscoa e como surgiu esta celebração. A origem da palavra Páscoa vem do latim “Pascha”, que deriva do hebraico “Pessach/ Pesach” , que significa a “passagem”.

Esta “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a soltura do povo israelita da escravidão no Egito. Sendo assim, os judeus celebravam a Páscoa em comemoração à liberdade do seu povo.

No entanto, no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida,devido à ressurreição de Jesus Cristo, uma importante celebração da Igreja Cristã.

Quando é a Páscoa comemorada?

A Páscoa não é uma celebração fixa , ou seja, não ocorre sempre na mesma data no calendário. No entanto, existe uma época certa para acontecer, tal como o Carnaval . Sendo assim, a comemoração da Páscoa costuma ser ao Domingo, entre os dias 22 de março a 25 de abril. Em 2023, esta celebração é marcada no dia 9 de abril.

bolo colorido na mesa do feriado de páscoa

Símbolos da Páscoa

É importante lembrar que a Páscoa, apesar de ser uma data religiosa, ganhou novos símbolos representativos . O coelho da Páscoa, por exemplo, tornou-se um dos principais símbolos desta festa, pela representatividade desse animal: a fertilidade e o ressurgimento da vida.

O ovo também é outro símbolo da Páscoa, já que representa o começo da vida. Afinal, vários povos antigos costumavam presentear ovos aos seus amigos paradesejar uma vida feliz.

É a Páscoa um feriado?

Mas afinal, a Páscoa é feriado ou não? Ainda que o dia de Páscoa calhe sempre a um Domingo, a comemoraçãoé um feriado em Portugal. Para além disso, na Semana Santa é comemorado um outro feriado nacional na sexta-feira Santa, que, neste ano de 2023, calha no dia 7 de abril.

📥 [Descarregue grátis] Organize o ano da sua empresa com um calendário empresarial de RH repleto de comemorações, eventos e feriados do ano 2023

Páscoa nas empresas

Agora que já sabe as principais informações sobre esta data comemorativa, falaremos sobre a Páscoa para empresas. Afinal, mesmo que a Páscoa seja celebrada a um Domingo, é possível criar ações de endomarketing no mês de abril para engajar os colaboradores, melhorar o clima corporativo e cultivar a cultura organizacional.

Realizar ações de endomarketing sobre a Páscoa também é uma forma de reforçar o espírito de equipa , que podem ser promovidos por meio de ações de team-building.

8 ações de Páscoa nas empresas

Como comemorar a Páscoa na empresa? Sabemos que o setor de Recursos Humanos possui diversas tarefas e uma delas é pensar em ações para celebrar a Páscoa com os colaboradores.

Este tipo de festa requer criatividade, estratégia e planeamento. Por isso, sugerimos algumas ideias que podem ser colocadas em prática. Veja a seguir:

1) Oferecer presentes originais feitos de chocolate

Sem dúvida, uma das ações de Páscoa nas empresas mais comuns é o presente de chocolate para os funcionários. É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, não é?

Portanto, os RH podem presentear os trabalhadores com chocolates tradicionais em formato de ovo ou coelho. Outra opção é oferecer mimos mais personalizados, como chocolates artesanais em embalagens com o logo da empresa ou nome/foto do colaborador. Dar uma cesta repleta de chocolates também pode ser uma possibilidade.

No entanto, fique atento às restrições dos colaboradores que podem ser intolerantes à lactose ou funcionários que sofrem de diabetes. Nesses casos, invista em vales de lojas específicas para venda de chocolates especiais.

👉 Leia mais sobre saúde ocupacional: 5 etapas para garantir o bem-estar no trabalho!

2) Amigo secreto (versão Páscoa)

Esta campanha de Páscoa nas empresas é similar à anterior, mas um pouco diferente. Isto porque é uma ação de amigo secreto , porém, os presentes devem serapenas doces como chocolates, ovo de Páscoa ou bombons.

O amigo secreto de chocolate é uma ótima ação para aumentar amotivação e a interação social entre os colegas de trabalho. Empresas pequenas podem fazer apenas um sorteio para amigo secreto, mas empresas grandes podem realizar sorteios entre os departamentos da empresa.

3) Decoração de Páscoa nas empresas

Decorar o ambiente da empresa é uma ótima forma para que todos entrem no clima da Páscoa. A decoração não precisa de muitos recursos e pode ainda ser uma tarefa colaborativa para promover a interação entre as equipas.

Se os RH preferirem fazer uma surpresa também será divertido chegar à empresa e deparar-se com uma original decoração de Páscoa. Pode usar a criatividade e simular uma visita do coelho da Páscoa, espalhando pegadas e chocolates por todas as salas. Além disso, aposte nas mensagens de esperança e renovação.

👉 Conheça as nossas5 ideias originais para a festa de Natal das empresas [+ software para eventos].

mesa com materiais para construir decorações de páscoa nas empresas

4) Caça aos chocolates

Uma ação de Páscoa nas empresas muito similar à anterior é a caça aos chocolates dentro do espaço de trabalho dos colaboradores.

Além de estimular a busca pelos chocolates escondidos e espalhados pela empresa, é possível instigar os colaboradores com enigmas sobre os valores da instituição com dicas sobre os locais dos ovos escondidos. Além de promover a diversão, os funcionários sentir-se-ão parte integrante da empresa e lembrar-se-ão dos valores organizacionais.

5) Festa comemorativa

Uma boa opção é aquela pausa para uma festa comemorativa da Páscoa com um ótimo pequeno-almoço ou lanche durante a jornada de trabalho.

Outra maneira de celebrar é o happy hour pós-expediente (também conhecido por after work). Este pode vir acompanhado de um bom fondue de chocolate ou espetos de frutas cobertos com chocolate.

A ideia da festa comemorativa éaumentar a integração entre todos os colaboradores para que se sintam mais à vontade no lugar onde trabalham.

6) Ação solidária de Páscoa

Fazer o bem faz muito bem! Que tal realizar uma campanha de Páscoa na empresa em prol de uma boa causa? Faz todo sentido com o propósito da data!

Crie uma ação de solidariedade para arrecadar doações de chocolates ou em dinheiro, a fim de realizar uma doação a uma instituição de asilos, creches, hospitais ou orfanatos.

Além de arrecadar os chocolates para doar às pessoas necessitadas, convide também os funcionários pararealizar a entrega no dia da ação social.

7) Workshop de Páscoa nas empresas

Se a sua equipa de RH procura uma ação mais original e inovadora, então o workshop deprodução de ovos de Páscoa é uma ótima ideia.

Os próprios colaboradores devem produzir os seus ovos da Páscoa com ajuda de umprofissional especializado . A sua equipa pode procurar um local preparado para fazer o workshop ou na cozinha da empresa, caso houver. Além disso, funcionários que trabalham em home office ou híbrido podem fazer workshop online.

8) Campanha de comunicação interna

A campanha de comunicação interna de Páscoa nas empresas visa espalharmensagens inspiradorase reforçar os valores organizacionais.

O primeiro passo é a definição do tema da campanha, como renovação, união, generosidade e esperança . Tente alinhar o tema com os valores e objetivos da empresa. Depois, crie comunicados para a campanha, enfatizando a importância da união e colaboração entre as equipas.

Para além disso, os RH também podem partilhar dicas de receitas com chocolate para a Páscoa, incentivando os colaboradores a postarem fotos das suas receitas no chat da empresa ou no mural do portal do colaborador , por exemplo. A Factorial é um exemplo de software onde pode criar comunicados e eventos, e partilhá-los com toda a empresa.

Modelo de plano de comunicação interna em Excel

Como dissemos acima, para que as campanhas e ações de Páscoa sejam bem sucedidas é preciso que a sua ocorrência seja partilhada com toda a empresa . Na Factorial temos duas soluções: um modelo de plano de comunicação interna em Excel e um software tudo-em-um de RH com um espaço para comunicados e eventos.

Descarregue o modelo em Excel abaixo (e leia a próxima secção para uma solução mais eficiente)!

Modelo para Plano de Comunicação Interna

Como melhorar a comunicação interna e a Páscoa nas empresas através de um software? 

No clima da campanha de Páscoa na empresa, o setor de Recursos Humanos pode procurar novos meios de partilha de informações.

Um ótimo recurso para isso é a utilização de um Portal do Colaborador  oferecido pelo software da Factorial. Nesse portal, cada colaborador possui um perfil pessoal para aceder a todas as suas informações pessoais, documentos e outras funcionalidades.

software-rh-dp-360

Através desse Portal do Colaborador é possível desenvolver atividades de team building , como a criação de comunidades conforme os seus interesses e hobbies, que fortalecem a cultura da empresa.

O software de Recursos Humanos da Factorial ainda conta com um recurso de Comunicação Interna e Eventos para criar eventos e comunicados, que possui uma integração com a plataforma Slack para melhorar a comunicação interna entre as equipas.

Este artigo também está disponível em: Brasil

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados