📥 Saiba o que diz a lei sobre gestão de férias e ausências
|
Descarregue aqui

Factorial explica o impacto da Inteligência Artificial nos processos de recrutamento

 Lisboa, 07 de junho de 2023

  • A IA está a transformar a forma como atualmente se encontram e recrutam os profissionais.
  • O big data, as análises preditivas e a mitigação de preconceitos são algumas das melhorias que os algoritmos inteligentes trazem à área de Recursos Humanos.

Como é sabido, uma das áreas profissionais em que a tecnologia está a ter mais impacto é a de Recursos Humanos (RH), em particular nos processos de recrutamento e seleção.

Assim sendo, a Factorial, empresa de software para a gestão dos Recursos Humanos, está atualmente a explorar o impacto da IA no recrutamento e na forma como as organizações encontram e contratam os melhores talentos. Com a expansão da Inteligência Artificial (IA), os profissionais de RH têm agora à disposição ferramentas poderosas para simplificar e otimizar os seus processos, poupando tempo e recursos e conseguindo mais eficiência.

Eis algumas das formas como a IA pode ajudar este setor:

 

Reduzir os preconceitos e garantir a diversidade

Os preconceitos inconscientes nos processos de contratação podem ter efeitos prejudiciais nos esforços de diversidade e inclusão das empresas. A IA ajuda a mitigá-los, removendo os elementos subjetivos da tomada de decisões. Os algoritmos avaliam os candidatos com base em critérios objetivos, reduzindo o impacto de enviesamentos de opinião relacionados com género, raça, histórico profissional ou académico ou outros.

No entanto, a supervisão humana continua a ser crucial para garantir a justiça e evitar a perpetuação de qualquer preconceito que possa estar presente nos próprios dados.

 

Melhorar a pesquisa e a seleção de candidatos

Já lá vai o tempo em que os inúmeros CV e candidaturas que as empresas recebem a cada dia eram analisados manualmente. Atualmente, os algoritmos baseados em IA são capazes de analisar grandes volumes de dados de candidatos numa questão de minutos, identificando os perfis mais relevantes tendo em conta os requisitos específicos dos cargos.

Utilizando a IA, as equipas de RH podem selecionar os candidatos de forma mais eficiente, poupando tempo e recursos e garantindo um processo de seleção mais preciso e imparcial.

 

Análise preditiva e forecasting

Um software de RH baseado em IA consegue fornecer análises preditivas e outros insights relevantes, permitindo que as organizações tomem decisões de contratação baseadas em dados – e, por isso, mais informadas e certeiras.

Através da análise de um histórico de dados, os algoritmos de IA podem, por exemplo, prever a necessidade de contratar novos colaboradores, identificar potenciais lacunas de competências e prever o desgaste das equipas.

Munidos desta informação, as equipas de RH poderão abordar proativamente os desafios da gestão de talento e desenvolver estratégias eficazes para atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais.

 

Formação personalizada e no momento certo

Oferecer programas de formação personalizados pode ser moroso e exigir muitos recursos, mas nos dias de hoje é absolutamente fundamental para melhorar a satisfação dos colaboradores.

O software baseado em IA é capaz de automatizar estes processos e detetar a melhor altura para cada elemento receber formação específica, com base nas necessidades da empresa e no seu próprio potencial. O software oferece recomendações às equipas de RH e ajuda-as a definir o plano de carreira de cada colaborador, apoiando-as assim no presente e no futuro.

 

"A adoção da IA nos processos de RH já não é um luxo, mas antes uma necessidade para as organizações que querem permanecer competitivas no atual cenário empresarial," diz Ginés Ortiz, Lead Growth Engineer da Factorial. " Para além disso, atualmente o impacto da IA nas empresas deve ser estrutural. A sua importância já tomou proporções globais, uma vez que serve tanto para poupar ou redirecionar custos, como para evitar erros ou preconceitos humanos, e aumentar a eficiência no geral."