Ir para o conteúdo

Workation: a tendência que está a revolucionar o mercado de trabalho

·
6 minutos de leitura
workation

O mundo do trabalho está em constante mudança. Por isso, novas modalidades e tendências são adicionadas aos ambientes de trabalho. Uma prática recente, e que está a viralizar entre os funcionários, é o workation. Já ouviu falar?

O workation é uma tendência moderna que, graças aos novos modelos de trabalho, trouxe a possibilidade de trabalhar remotamente através da tecnologia. Essa novidade consiste numa nova forma de equilibrar a jornada de trabalho com o tempo de descanso.

Descubra o que significa o workation e quais os efeitos que esta prática tem na produtividade de uma organização.

Tabela de conteúdos:

💡 Controle os horários dos funcionários em workation através de um software de RH tudo-em-um! Experimente a Factorial, grátis durante 14 dias!

software-rh-dp-360

O que é o workation?

A palavra “workation”, vem do inglês, e é uma mistura das palavras work (trabalho) e vacation (férias).

Workation é uma forma de trabalhar durante o horário normal de trabalho, em destinos de férias. Esse conceito não deve ser confundido com a ideia de levar o trabalho para as férias, mas sim o oposto.

Dessa forma, esta modalidade não é realizada apenas durante os períodos de férias dos funcionários, mas durante todo o ano. Assim, os profissionais ganham a oportunidade de gerir o seu próprio tempo de descanso, bem como aumentam as oportunidades de viajar e conhecer novos lugares, sem esperar pelos feriados ou pelas próprias férias.

Como surgiu o workation? 

O workation é uma nova modalidade de trabalho que está em crescimento no mundo inteiro, inclusive em Portugal. Surgiu como resultado da pandemia Covid-19, que estimulou muitos trabalhadores a trabalharem a partir de diferentes locais, em formato de home office.

As pessoas que adotam esta prática aproveitam as vantagens do trabalho remoto para melhorar o seu tempo de lazer. Ao invés de trabalhar no escritório, acabam por realizar as suas tarefas à distância em outros locais, graças à jornada flexível e remota e às ferramentas tecnológicas.

Para além disso, muitas das pessoas que aderiram ao workation são trabalhadores autónomos que possuem os seus próprios projetos laborais de forma independente. Mas eles não são os únicos, muitos funcionários de outros modelos de trabalho também aderiram a este conceito devido do teletrabalho oferecido pelas empresas.

Workation e nomadismo digital

O conceito de workation está relacionado a outros conceitos de trabalho existentes, como o nomadismo digital. Esse estilo de vida e de trabalho estabeleceu-se devido às novas tecnologias que permitem seguir um estilo de vida nómada.

Portanto, pessoas que seguiam o nomadismo digital já viviam a viajar para diferentes lugares sem depender de um local fixo para trabalhar, mesmo antes da pandemia.

Esses perfis profissionais são os que mais se adaptam ao modelo de workation por considerarem a flexibilidade no trabalho como um fator fundamental. Esta prática pode ocorrer em diferentes empresas, desde que se adaptem às novas condições de trabalho.

workation e nomadismo digital

Como funciona o workation na prática?

Mas afinal, como funciona o workation na prática? Quais são os requisitos necessários para realizar este tipo de modalidade de trabalho? Por parte da empresa, para permitir o workation, é necessário estabelecer algumas regras e rever as condições de trabalho. Isso ajuda a prevenir problemas no futuro.

Sendo assim, os gestores precisam de informar em que dias o colaborador deve trabalhar, qual o período em que o funcionário deve estar disponível, quantos dias tem de férias, e solicitar uma conexão de internet estável. Além disso, faz sentido listar as disposições sobre o tema workation no contrato de trabalho.

Por outro lado, os colaboradores que aderirem ao workation devem ter organização, disciplina, alto nível de responsabilidade e habilidades de comunicação. Inclusive, o funcionário pode (e deve) tentar encontrar hospedagem que ofereça um espaço de trabalho ou reservar um espaço de coworking.

👉 Já trabalho em formato remote office? Estas são as nossas 8 dicas para ser eficiente no trabalho remoto

Como devem os RH gerir o workation?

Alguns colaboradores ou empresas podem sentir dificuldades em gerir o workation. Por isso, o setor de RH possui um papel importante para garantir o sucesso desse modelo de trabalho na instituição. Veja o que pode ser feito:

1. Definir metas e objetivos 

A gestão da modalidade de workation deve começar com a definição de metas e objetivos claros. Este tipo de ação indica o que a empresa deseja do trabalho de quem está remoto, sem deixar dúvidas.

🎧 Descubra o segredo para definir os melhores objetivos para 2023, com a gestora Ana Brazão!

2. Criar políticas e práticas sobre workation

O departamento de RH deve criar as políticas e boas práticas do trabalho remoto, estabelecendo as responsabilidades dos funcionários, e fornecendo formações e recursos para que todos se adaptem ao novo modelo de trabalho.

3. Formações e desenvolvimento de habilidades

É muito importante que os trabalhadores que aderirem ao workation tenham habilidades indispensáveis para esse modelo de trabalho, como responsabilidade, autogestão, organização, disciplina e comunicação. Portanto, procure profissionais com essas soft skills nos processos seletivos, ou treine e desenvolva os seus colaboradores atuais.

4. Medir o progresso dos colaboradores

É importante medir o progresso e desempenho dos profissionais que realizam workation. Só assim poderá descobrir se atingiram as metas e objetivos, e se se estão a desenvolver profissionalmente.

5. Monitorizar o tempo e a produtividade

Apesar do workation dar mais liberdade para os trabalhadores organizarem os seus próprios horários, o RH precisa de uma ferramenta para garantir que os todos os funcionários estão a cumprir com as suas cargas horárias semanais ou mensais.

Para além disso, os colaboradores também precisam de evitar a sobrecarga de trabalho causada pela verificação constante de e-mails e pedidos urgentes. Para isso, um software de Recursos Humanos pode ser a solução. Como? Descubra abaixo!

Factorial: software de RH para gerir equipas remotas

O software tudo-em-um da Factorial possui o recurso de relógio de ponto digital onde pode verificar a picagem do ponto dos profissionais em diferentes modelos de jornada de trabalho, inclusive no workation.

O mais importante para que esta prática seja efetiva é ter uma gestão eficiente do tempo de trabalho. Este tipo de software ajuda, tanto o RH a ter mais controlo na gestão do trabalho remoto, como os colaboradores a não se sobrecarregarem com trabalho extra.

Fique atento porque, no vídeo abaixo, a Beatriz conta-lhe como utilizar a ferramenta de gestão de horário, ausências, turnos, horas extra, etc, da Factorial! ⬇️

✅ Quer melhorar o controlo horário da sua empresa? Então peça uma demonstração gratuita aqui!

Vantagens do workation

Agora que já aprendeu um pouco mais sobre como funciona o workation na prática, mostramos-lhe as vantagens desta modalidade para a empresa e para os colaboradores.

Para a Empresa:

As empresas que aderem ao workation ganham muitos benefícios com este modelo de trabalho remoto. No entanto, é preciso ter uma boa gestão e organização para se beneficiar com esta tendência. As vantagens são:

  • A atração e retenção de talentos;
  • Economização de recursos como aluguer, internet, energia elétrica, água, limpeza de escritório, entre outros;
  • Promoção da felicidade no trabalho, o que aumenta a produtividade e rentabilidade da empresa;
  • Redução do stress dos colaboradores, o que melhora a comunicação e a interação nas chamadas de vídeo;
  • Diminuição de pedidos de demissão devido a problemas como cansaço e stress, que em casos graves podem ainda gerar o síndrome de burnout.

Para o Colaborador:

De facto, o workation traz muitos benefícios para os colaboradores que sonham em ter mais liberdade e flexibilidade no trabalho. Por isso, as maiores vantagens são:

  • Diminuição do nível de stress;
  • Possibilidade para visitar diversos países;
  • Maior produtividade e criatividade;
  • Diversas experiências de vida, já que pode estar em vários locais diferentes sem perder o foco no trabalho;
  • Jornada de trabalho flexível, que permite ao funcionário realizar todas as suas demandas pessoais, emocionais e profissionais.

Desvantagens do workation

Tal como em tudo, também esta modalidade tem algumas desvantagens.

Para a Empresa:

Assim como existem as vantagens do workation para as empresas, também existem alguns contras deste modelo de trabalho. São eles:

  • Dificuldade de gestão do trabalho remoto;
  • Necessidade de fornecer aos funcionários equipamentos de trabalho adequados;
  • Possibilidade de colaboradores não conseguirem desempenhar as suas tarefas de forma eficiente;
  • Funcionários podem não se sentir conectados com a empresa;
  • Problemas de segurança cibernética, devido à falta de controlo em relação aos dispositivos usados ​​para aceder aos sistemas da empresa e aos dados que são partilhados.

Para o Colaborador:

Todos os modelo de trabalho possuem os seus prós e contras, portanto, as principais desvantagens do workation para os funcionários incluem:

  • Distrações por estar num ambiente de férias;
  • Gastos financeiros com hospedagens e viagens áreas;
  • Falta de interação social e colaboração entre os colegas de trabalho;
  • Dificuldades para ter visto em determinado país que deseja trabalhar;
  • Problemas de comunicação causado por falhas na conexão com a internet;
  • Sobrecarga de trabalho, já que não existe a separação clara entre trabalho e lazer;
  • Pode ser difícil desconectar-se por completo do trabalho com a verificação frequente de e-mails ou chamadas urgentes;
  • Conflitos de horários, especialmente se houver diferenças de fuso horário entre o local do funcionário em workation e os seus colegas de trabalho.
A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário