Ir para o conteúdo

Micromanagement: saiba o que é e como evitar este erro

·
6 minutos de leitura
mulher frustrada com o micromanagement a olhar para o seu portátil

O Micromanagement é um problema que afeta muitas empresas. Este tipo de gestão pode ter efeitos bastante negativos a diversos níveis e, no limite, desfazer equipas.

Preparámos este artigo para que saiba o que é o Micromanagement, quais as suas causas e que consequências tem. Mostraremos como pode ser prejudicial e como pode identificá-lo.

Porque queremos preparar a sua empresa para o sucesso, partilharemos também dicas sobre como evitar o Micromanagement. Acompanhe-nos e fique a saber como!

 Tabela de Conteúdos:

💡 É um facto que o micromanagement pode ser atenuado com a ajuda da tecnologia. Marque uma call rápida de 15 minutos com um dos nossos consultores e veja o que pode o software Factorial fazer por si!

O que é o Micromanagement?

Trata-se de um estilo de liderança, que se caracteriza pelo controlo total e centralizado na figura do gestor.

Fundamentalmente, esse gestor, ou líder de uma equipa, controla ao detalhe todas as tarefas. Envolve-se também, diretamente, em cada passo dado pelos seus colaboradores, muitas vezes substituindo-os nas suas tarefas.

Para além disto, toma todas as decisões, mesmo as que deveriam ser da competência dos seus subordinados. Isto não só revela completa incapacidade em delegar tarefas, como mostra falta de confiança nos membros da equipa. Não permitindo aos trabalhadores agir de forma independente e responsabilizar-se pelas suas decisões, tem efeitos bastante nefastos.

👉 Conheça mais sobre como funciona a liderança transformacional aqui!

Consequências negativas da micro gestão

Este tipo de liderança pode levar, como vimos, à falta de autonomia e desenvolvimento das capacidades dos colaboradores. Nomeadamente ao nível do pensamento crítico e, no limite, da procura de melhores resultados.

Adicionalmente, tem um impacto negativo considerável na cultura da empresa. O que muitas vezes origina um ambiente de trabalho tóxico, individualista e pouco comunicativo.

Esta falta de comunicação e colaboração, vai provocar como um efeito dominó, que tem como consequência última o fracasso da equipa. Assim como a incapacidade de atingir objetivos que, na esmagadora maioria das vezes, dependem de um esforço coletivo.

Os colaboradores que são geridos sob este tipo de liderança tipicamente sentem também falta de controlo sobre o seu próprio trabalho. Naturalmente, isto provoca níveis elevados de stress e insatisfação generalizada.

Assim, levar os trabalhadores a sentirem-se insatisfeitos e desmotivados é uma consequência grave do Micromanagement, que poderá resultar em altas taxas de turnover.

Segundo um artigo da Forbes, baseado num estudo sobre Micromanagement, 69% dos colaboradores já consideraram mudar de empresa devido à micro gestão.

mulher desiludida com um o seu gestor micro

Paralelamente, a falta de independência nas suas tarefas pode travar o desenvolvimento das capacidades dos próprios trabalhadores. Ao sentirem que os seus superiores não confiam no seu desempenho, começam também eles a duvidar do seu trabalho.

Como consequência desta falta de autoestima, provocada pelo Micromanagement, os membros da equipa têm, também, receio de cometer erros e tomar decisões. A longo prazo, isto poderá afetar a produtividade e a eficiência da empresa.

No limite, o Micromanagement pode ser responsável pelo falhanço de uma empresa e, até, da sua inviabilidade enquanto projeto. As causas por trás deste tipo de liderança são várias, quase todas, negativas, e é sobre elas que falaremos a seguir.

Quais são as causas do Micromanagement?

Existem diversas causas subjacentes ao Micromanagement no local de trabalho. Entre elas:

  • Vontade de controlo excessivo por parte do gestor ou líder da equipa. Na origem desta vontade pode estar a falta de confiança nos trabalhadores, ou algum tipo de insegurança sobre as suas próprias capacidades. Mas pode estar também algo mais profundo, psicologicamente falando. Como a necessidade pessoal de estar permanentemente em controlo.
  • Dificuldade em delegar tarefas. Seja pela tal necessidade de controlo, seja por não confiar na qualidade do trabalho dos outros.
  • Falta de capacidades de liderança ou comunicação. Um gestor ou líder que faz Micromanagement é um sinal de alerta quanto à sua verdadeira competência para liderar ou gerir.

Regra geral, independentemente das causas, há um ponto comum. Os gestores ou líderes tendem a não estar cientes dos efeitos negativos do Micromanagement na produtividade e motivação dos trabalhadores.

Assim, é importante saber identificar os sintomas do Micromanagement para evitar efeitos negativos atempadamente. É nesse sentido que iremos partilhar os principais sinais.

👉 Descubra como aplicar as novas tecnologias em RH pode beneficiar a sua empresa.

3 sinais de alerta do Micromanagement

Nenhuma tarefa avança sem passar pela aprovação do gestor

É natural que sejam necessárias aprovações finais. Contudo, se qualquer passo dado depende da aprovação do gestor é um sinal de alarme.

O gestor está incluído em todos os e-mails trocados

Uma vez mais, é expectável que os gestores estejam a par das informações mais importantes. No entanto, não faz sentido, nem é producente, serem incluídos em todos os emails trocados, que não tratem de questões relevantes para a gestão.

O gestor acaba por fazer as tarefas dos colaboradores

Quando um gestor toma as rédeas de alguma tarefa, fazendo-a ou terminando-a, em vez de delegar, acaba por ser prejudicial. Está a descurar as suas tarefas de estratégia e gestão e a assumir a componente operacional do processo.

Para que possa contornar esta situação e contrariar os efeitos negativos do Micromanagement, partilhamos algumas dicas práticas que poderá aplicar. 👇

7 formas de evitar o Micromanagement

1) Apostar na contratação de qualidade

Bons profissionais sabem ser independentes. Não necessitam do controlo permanente de um gestor ou superior.  Portanto, uma boa forma de evitar o Micromanagement é realizar bons processos de recrutamento e seleção, contratando talento de qualidade.

pessoa de qualidade a ser contratada como combate ao micromanagement

 2) Capacitar os colaboradores

Investir nas competências da equipa é outra via para a tornar autónoma. Seja através de formação, mentoria, ou outras técnicas. Isto permitirá aos colaboradores trabalhem de forma independente e sem necessidade de controlo constante.

3) Incentivar o trabalho em equipa

O Micromanagement baseia-se no individualismo. Logo, promover o trabalho em equipa e a ajuda mútua entre colaboradores é fundamental para evitá-lo. Com o tempo, a própria equipa conseguirá organizar-se, entreajudar-se e funcionar de forma autónoma.

 4) Implementar procedimentos ágeis

Ao colocar em prática metodologias de trabalho ágeis, é garantida a flexibilidade necessária para que os projetos possam adaptar-se a mudanças de cenário ou imprevistos. Adicionalmente, é dada mais autonomia à equipa, o que, como já vimos, é essencial.

5) Responsabilizar gradualmente os colaboradores

Inicialmente, é natural que os colaboradores necessitem de maior supervisão e não lhes seja dada tanta responsabilidade. Mas, aos poucos, é fundamental ir confiando nas capacidades da equipa. Atribuía tarefas e responsabilidades que permitam que aprendam com os erros.

6) Manter a receptividade

Existem diversas formas de realizar algo e deve haver abertura para analisar e testar novas formas de trabalho. Tal favorecerá a inovação, a agilidade e a melhoria contínua dos processos.

👉 Conheça a opinião da Inês Gomes, especialista em desenvolvimento pessoal, sobre a empatia, compaixão e vulnerabilidade nas empresas!

7) Investir em tecnologias de gestão de pessoas

Optar por usar programas de gestão de recursos humanos permite delegar, abrir mão do controlo e ter procedimentos mais ágeis. Saiba, de seguida, como este tipo de software pode ajudar a não cair no erro da micro gestão.

Benefícios do uso de um software de gestão de RH

Um software de gestão de RH, como o da Factorial, pode ajudar a delegar tarefas e responsabilidades. Desta forma, permite que os gestores e supervisores se concentrem nas tarefas que são mais importantes e estratégicas.

software-rh-dp-360

Estes são alguns dos benefícios do uso de um software no combate à micro gestão:

  • Através de um software de RH é possível configurar metas e objetivos claros para cada colaborador ou acompanhar o seu progresso em tempo real. Significa, também, que as necessidades podem ser identificadas rapidamente e tomar-se medidas adequadas.
  • Permite automatizar muitas das tarefas do dia a dia. Desde controlar a assiduidade dos funcionários, a gerir pedidos de férias, faltas e licenças, entre outras. Tudo pode ser automatizado. Estas são, geralmente, tarefas que consomem muito tempo dos gestores, usando de forma ineficiente os recursos da empresa. Com a sua automatização reduz-se a micro gestão e otimizam-se recursos.
  • Outra vantagem do uso de um software de gestão de RH é obter dados estatísticos valiosos sobre o desempenho dos funcionários. Com estas informações, é possível identificar as áreas em que o colaborador tem mais necessidades e investir na sua melhoria.
  • Promoção da transparência e transmissão de confiança. Informações como picagem de ponto, gestão de turnos, avaliações e obtenção de feedback, estão centralizadas e acessíveis a todos.

Ao promover a transparência e transmitindo confiança, este tipo de software fomenta igualmente o espírito de equipa, fundamental para anular o Micromanagement. Em suma, além de otimizar recursos e processos, o software Factorial ainda ajuda a melhorar a produtividade. Além de reduzir a frustração e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Teste a Factorial por 14 dias gratuitamente! Veja como pode evitar que se torne num gestor micro e contribuir para melhores resultados da sua empresa. 

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados