Ir para o conteúdo

Blind Hiring: o que é e como implementar na sua empresa?

·
6 minutos de leitura
blind hiring

Neste artigo vamos falar do Blind Hiring, uma metodologia de recrutamento recentemente surgida. Explicaremos o conceito e vamos suportá-lo com estatísticas. Iremos igualmente mostrar como implementá-lo na sua empresa e, ainda, como um software de RH pode ajudar nessa tarefa.

Igualdade e inclusão são cada vez mais importantes nos RH e o aparecimento do Blind Hiring é um reflexo disso. Acompanhe-nos e fique a saber porque deve a sua empresa fazer o recrutamento às cegas! ⬇️

Tabela de conteúdos:

O que é o Blind Hiring?

É inegável que algumas ideias preconcebidas têm influência nas decisões que tomamos. O mesmo se passa quando uma empresa contrata alguém. O percurso do candidato, onde estudou, ou até onde mora ou a sua idade acabam por pesar na escolha. Muitas vezes até inconscientemente, mas pesam.

Contudo, a verdade é que, em muitos casos, esses fatores acabam por deixar de fora candidatos perfeitamente adequados à função. O Blind Hiring pretende por fim a este viés.

Aplicando esta técnica de recrutamento, são eliminadas ou ocultadas todas as informações dos candidatos não necessárias. Desde o estabelecimento de ensino em que estudaram, ao seu género, passando pelos hobbies e até o nome. O objetivo é tornar a candidatura o mais isenta possível. Isto é, focada apenas nas capacidades de um candidato em desempenhar a função a que concorre.

recrutamento às cegas

Em alguns casos, pode até ser pedido um vídeo de apresentação, onde a voz e a imagem são distorcidas. Fotografias no CV, se incluídas, são também, naturalmente eliminadas. E apenas na fase seguinte, de uma entrevista presencial ou pessoal, é que os dados ocultados são revelados.

Mas fará assim tanta diferença saber algo aparentemente tão inocente, como a morada de um candidato ou seu género? A resposta é “sim!”. E, já a seguir, provamos porquê.

💡 Conheça os 10 tipos diferentes de testes de Recrutamento e Seleção de pessoas.

As estatísticas por trás do Blind Hiring

Para alguns, tornar uma candidatura o mais isenta e anónima possível pode parecer excessivo. Mas há números e casos de estudo que provam o contrário.

Blind Hiring na Toronto Symphony Orchestra

O exemplo mais curioso talvez seja o da Toronto Symphony Orchestra. Até à década de 70, era composta, na esmagadora maioria, por homens. Até que começaram a ocultar a identidade dos candidatos que compareciam nas audições. Rapidamente a presença de elementos femininos subiu para entre 25% e 46%

📥 Descarregue uma checklist completa para todos os passos do Recrutamento e Seleção!

Experiência de blind hiring na BBC

Outro caso bastante ilustrador é o da experiência levada a cabo pela BBC, mais recentemente. O intuito seria medir os níveis de descriminação no mercado de trabalho no Reino Unido. Para isso, enviaram o mesmo CV para 100 ofertas diferentes, um com o nome “Mohamed”, o outro usando o nome “Adam”.

O resultado foi extremamente esclarecedor. Adam foi chamado para o triplo das entrevistas, quando comparado com Mohamed.

E o mais paradoxal é que vários estudos mostram que o talento diversificado tem 25% mais de tendência para ser mais bem-sucedido nas suas tarefas que os seus concorrentes. Daqui podemos concluir que empresas que apostam numa equipa diversificada e inclusiva estarão a aumentar as suas probabilidades de sucesso.

Estudo do blind hiring pela McKinsey

Podemos mesmo dar um exemplo concreto. Segundo um estudo da consultora McKinsey, os lucros de uma empresa, bem como a sua performance, podem ser 50% superiores se tiverem representação feminina nos cargos de chefia. O que prova que, uma vez mais, a aposta deve ser na diversidade, incluindo de género.

👉 Aprenda mais sobre como reduzir o preconceito de género no recrutamento?

Como aplicar o recrutamento às cegas na sua empresa

Acabámos de ver como a diversidade numa equipa não só é justa, como benéfica para a empresa. Agora damos exemplos de como alcançá-la, através da aplicação do Blind Hiring.

Durante a fase do recrutamento e seleção, existem algumas medidas que podem ser tomadas:

  1. Neutralizar as ofertas de emprego (em termos de idade, origem, etc.). Torná-las o mais abrangentes possível.
  2. Tornar as candidaturas e CVs anónimos. Todos os dados não relevantes devem ser ocultados, deixando apenas visível as competências para o cargo em questão.
  3. Criar um processo que recrutamento que esteja em conformidade com a leis da igualdade. Informações como género, religião ou orientação sexual não só não podem influenciar, como é ilegal discriminar com base nelas.
  4. Fazer formações sobre o preconceito, e os seus efeitos negativos, junto dos RH. Desta forma, ficarão mais sensibilizados para levar a cabo processos mais inclusivos e justos.
  5. Diversificar a própria equipa do departamento de RH. O exemplo deve sempre partir de dentro e facilitará a estender a diversificação aos processos de recrutamento.
  6. Privilegiar métodos de “referral” dentro da própria empresa. Colaboradores podem recomendar profissionais, contribuindo para a diversidade dentro da empresa.
  7. Fazer avaliações frequentes e analisar métricas. Recolher dados e entender que pontos podem ser melhorados ou trabalhados.
  8. Usar ferramentas que ajudem a aplicar os métodos do Blind Hiring. Como em diversas outras tarefas na gestão de RH, a tecnologia pode ser a chave essencial.

👉 Inovação Tecnológica em RH: qual o impacto nos diferentes setores de trabalho?

Software Factorial – vantagens de usar um software no Blind Hiring

Implementar o método do Blind Hiring passa a ser muito mais eficiente quando os RH têm a tecnologia como aliada. Usando a inteligência artificial, nomeadamente através de um software de RH e gestão, é possível tornar todo o processo mais célere e eficiente.

Um programa completo permite pré-selecionar os candidatos que possuem as competências necessárias para a vaga e filtrar os dados a ocultar. Como idade, morada, universidade em que estudou ou os seus interesses.

Isto é, com um software de gestão irá concentrar-se nos dados que importam e poder contratar de forma mais isenta. Além de poder contratar de forma mais isenta, irá também acrescentar à sua equipa o talento mais adequado.

O software de gestão tudo-em-um da Factorial é o perfeito exemplo da ferramenta ideal para usar no recrutamento às cegas. As suas inúmeras potencialidades, nomeadamente a ferramenta de ATS, poderão facilmente ser aplicadas à realidade da sua empresa.

software-rh-dp-360

Usando a Factorial poderá:

  • Ter o seu portal de emprego, atrativo, completamente personalizável, onde poderá publicar ofertas neutras.
  • Gerir os seus candidatos durante o processo de recrutamento, escolhendo apenas a informação pertinente.
  • Extrair relatórios que o ajudarão na filtragem de dados e de candidatos de modo mais isento.
  • Criar formulários personalizados através dos quais a informação pode ser obtida de forma neutra.
  • Implementar workflows ou fluxos de trabalho, para que toda a equipa responsável pelo recrutamento e seleção fique alinhada e saiba o que fazer.
  • Criar templates e gerar e-mails automatizados, que tornarão todo o processo mais ágil e reduzirão o erro.

Tendo o programa de gestão de RH da Factorial como ajuda irá também melhorar significativamente o employer branding. E, consequentemente, os resultados da empresa.

💡 Conheça, aqui, a funcionalidade de ATS desenvolvida pela Factorial! Se quiser saber mais, marque uma demonstração completa do software com um dos nossos consultores de RH!

5 benefícios do Blind Hiring

Já referimos alguns dos benefícios imediatos de recrutar aplicando a metodologia do recrutamento às cegas. Agora, iremos explorá-los um pouco mais.

1) O recrutamento com recurso ao Blind Hiring permite nivelar o acesso às oportunidades, de maneira mais justa. Assim, um dos principais benefícios é aumentar os níveis de integridade (enquanto solidifica a marca-empresa).

2) É também uma estratégia eficiente para ter uma equipa diversificada. E, como referido antes, uma equipa em que a diversidade existe é uma equipa com maiores probabilidades de sucesso. Este é, claramente, outros dos seus benefícios.

3) Adicionalmente, o Blind Hiring otimiza a experiência dos candidatos e colaboradores, melhorando a employee experience. Indiretamente, isto refletir-se-á nos resultados obtidos e na produtividade, beneficiando a empresa.

employer branding no recrutamento

4) Uma ferramenta de gestão que faça uso da Inteligência Artificial, ao implementar o Blind Hiring, vai também, poupar tempo aos profissionais de RH. Esta poupança de tempo vai traduzir-se numa redução de custos, um gigante benefício.

5) Por último, estas ferramentas vão permitir ter uma taxa de turnover substancialmente mais reduzida. Explicamos: contratar não só talento de qualidade, como o talento ideal para determinada vaga, significa que as probabilidades de vir a desocupá-la são muito menores. Assim, o benefício é duplo: para a empresa, que gere recursos melhor e retem talentos, e para colaboradores, que se sentem mais satisfeitos.

É importante, no entanto, fazer duas notas:

A primeira é que o sucesso do Blind Hiring funciona muito por tentativa e erro. Isto é, experimentar o que funciona ou não funciona para cada empresa e em cada processo de recrutamento. Não existem formulas mágicas ou universais.

A segunda é que não deve ser aplicado sem critério. Existem elementos que não estão relacionados com as competências que podem, efectivamente, ser importantes. Damos um exemplo: para muitos cargos a zona onde o candidato vive poderá ser irrelevante. Mas se uma vaga exigir que quem a ocupa viva na região de Coimbra, por exemplo, faz sentido saber qual a morada dos candidatos.

Agora que já sabe tudo sobre o Blind Hiring e o que pode acrescentar aos processos de recrutamento da sua empresa, ponha-o em prática. E, para isso, conte com a ajuda preciosa do software da Factorial!

Experimente gratuitamente o software de gestão de RH da Factorial durante 14 dias! Nunca mais irá querer trabalhar sem ele.

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados