Ir para o conteúdo

Como organizar o pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil?

·
6 minutos de leitura
pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil

O pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil é um dos aspetos mais desafiantes deste setor. A sua complexidade e importância têm um peso considerável.

Porque quer engenheiros civis, quer gestores de projeto e RH desta indústria enfrentam questões bastante particulares, preparámos este artigo.

Exploraremos as necessidades específicas do setor e apresentaremos soluções para otimizar a gestão e o pagamento de horas extra. Discutiremos também como a tecnologias e as suas potencialidades podem ser usadas nesta questão e daremos exemplos práticos. Siga-nos!

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

Pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil: como funciona?

Por definição, considera-se trabalho suplementar todo o que é feito fora do horário de trabalho definido. As suas especificidades encontram-se definidas no Código de Trabalho, recentemente atualizado pela Agenda do Trabalho Digno.

Os projetos da área da construção civil são, contudo, dotados de caraterísticas especiais, em muitos casos diferentes do chamado trabalho “das 9 às 5”. Assim, o cálculo das horas extra e respetivo pagamento torna-se, aqui, mais complexo.

👉 Horas extraordinárias: tudo o que precisa de saber em 2023 [+Calculadora grátis]

5 necessidades específicas do pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil

 Os profissionais com cargos de gestão na construção civil têm várias necessidades específicas, que enumeramos de seguida:

1) Cumprimento legal: é transversal a qualquer área laboral, mas na construção civil destaca-se. Em primeiro lugar, pelas caraterísticas especiais que acabámos de referir. Em segundo lugar, porque existem, de facto, regras específicas para o setor.

2) Planeamento: os engenheiros civis e gestores de projeto são responsáveis por um planeamento cuidado das tarefas, recursos e gestão de horas. Sendo que, neste setor mais do que noutros, o número de diferentes intervenientes e escala do projeto complexificam esta gestão.

3) Orçamento: todos os custos devem ser monitorizados e as derrapagens são mais prováveis nesta indústria. Assim, devem ser evitadas ao máximo para assegurar a viabilidade financeira e o controlo de custos. Nestes custos inclui-se o trabalho dos funcionários e as horas por estes despendidas.

4) Turnos de trabalho: um pouco no seguimento do ponto anterior, também na construção civil os turnos de trabalho são mais comuns. Isto exige uma gestão das horas mais flexível, e adaptável a diferentes realidades. Como o trabalho ao fim-de-semana, ou noturno, por exemplo.

5) Segurança: uma vez mais, é um aspeto que deve ser salvaguardado em qualquer setor. Mas, neste, os riscos a que os trabalhadores são expostos nas suas funções são maiores. Bem como o número de horas da jornada pode ser superior. Assim, o controlo deve redobrado.

7 tipos de soluções tecnológicas para o pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil

A tecnologia tem revolucionado a gestão das horas extra e o pagamento do salário dos trabalhadores da construção civil, diretamente interligados. São vários os tipos de ferramenta que gestores e engenheiros podem usar para tornar o seu trabalho mais eficiente. Exploramos aqui algumas:

💡 Factorial: sistema de gestão integrada tudo-em-um

Sistemas de gestão integram várias operações da empresa, incluindo gestão de projetos, gestão de recursos humanos e de finanças. Possibilitam um acompanhamento preciso das horas trabalhadas, gestão de salários e conformidade com a legislação laboral.

Um exemplo de uma solução tudo-em-um é o software da Factorial. Esta ferramenta além de completa é também bastante flexível, podendo ser a aliada perfeita de engenheiros civis e gestores de projeto. Veja como no vídeo abaixo:

O software permite-lhe ainda:

1) Registo de horas simplificado

A Factorial simplifica o mecanismo de relógio de ponto e controlo de presenças. A funcionalidade pode ser usada em qualquer local ou dispositivo, permitindo registrar as horas de trabalho de maneira eficiente e contabilizar o trabalho extraordinário em tempo real.

controlo de horas extra para pagamento de salários na construção civil

2) Agilização da aprovação de horas

Poderá receber notificações sempre que seja necessário rever uma folha de pagamento. Depois, poderá aprová-la e dar seguimento ao processo, de forma muito intuitiva, para que o seu pagamento seja feito.

3) Gestão de turnos flexível

Através da plataforma da Factorial é possível definir e atribuir turnos facilmente. E, ainda, de acordo com as necessidades de cada projeto. Deste modo, os gestores de projeto poderão gerir de forma mais eficiente as suas equipas.

4) Relatórios personalizados

Recorrendo a esta ferramenta pode gerar relatórios de horas num só clique e ter uma visão atualizada dos gastos com horas extra.

5) Avaliação de desempenho completa

Implemente o seu próprio modelo de avaliação ou use os exemplos da ferramenta da Factorial. Avalie a produtividade das equipas, faça o cálculo das horas trabalhadas e uma gestão eficiente da necessidade de trabalho suplementar.

produtividade das equipas de construção civil

6) Conformidade legal

Usar o software da Factorial é mais uma forma de garantir que todas as leis laborais relacionadas com o pagamento de horas extra são cumpridas. Recorrendo a ela é possível calcular automaticamente o salário dos trabalhadores da construção civil.

Peça já uma demonstração gratuita do software aqui!

Este tipo de ferramenta tem o melhor de todo os mundos, ao concentrar diversas funcionalidades numa única plataforma. No entanto, ainda existem outras soluções, mais limitadas.

💡 Controlo de horas trabalhadas/extra em Excel

Uma das soluções para acompanhar as horas extra trabalhadas é fazê-lo através de um template em Excel. Se ainda não se sente pronto para investir num software, descarregar o nosso modelo gratuito pode ser a solução a curto prazo! ⬇️

calculadora horas extraordinarias

💡 Ferramentas de gestão de presenças

São softwares especializados que se focam apenas na assiduidade. Permitem registrar e monitorizar as horas trabalhadas pelos funcionários, fornecendo os dados necessários para o cálculo dos vencimentos.

💡 Aplicações móveis para registo de horas

São flexíveis e práticas, ao permitir aos trabalhadores registrar horas de trabalho facilmente. Por sua vez, os gestores conseguem verificar esses dados em tempo real e garantir que as horas extra são compensadas.

💡Instrumentos de análise e relatórios

Ajudam os gestores a identificar como é feita a alocação de recursos e como pode ser otimizada. Deste modo, possibilitam gerir melhor os custos com horas extra, avaliar e padrões.

💡Programas de gestão de tarefas e projetos

Recorrendo a estas ferramentas de gestão torna-se possível planear, distribuir tarefas adequadamente. Consequentemente, evitam-se horas extra desnecessárias e gastos para a empresa que são evitáveis.

💡 Sistemas de avaliação de desempenho

Possibilitam identificar os trabalhadores mais produtivos e recompensá-los proporcionalmente. Isto poderá traduzir-se em haver motivação adicional, reduzindo a necessidade de horas extra.

💡 Soluções com geolocalização

São úteis ao permitirem rastrear automaticamente a localização dos trabalhadores em tempo real. Assim, as horas extra são registadas de forma exata e são evitadas fraudes no registo e recebimento das horas trabalhadas.

De seguida, e em jeito de complemento final, exploraremos como, independentemente da solução escolhida, se torna tão importante registar as horas trabalhadas.

A importância do registo de horas para o pagamento das horas extra dos trabalhadores da construção civil

O registo preciso das horas de trabalho dos trabalhadores da construção civil é vital para o pagamento dos salários. Salientamos alguns dos fatores que fazem do registo de horas tão importante:

1) Exatidão financeira

Registar monitorizar as horas de trabalho permite calcular com precisão os salários dos trabalhadores do setor. São evitados erros de pagamento que podem sair caros à empresa, bem como as derrapagens financeiras nos projetos.

2) Otimização de recursos

Ter uma noção exata das horas trabalhadas permite aos engenheiros e gestores do setor gerir eficazmente os seus recursos. Possibilita também melhor gerir as equipas e otimizar a produtividade e o uso eficiente da mão de obra. 

3) Estratégias informadas

Registar e compilar informação exata equivale a poder tomar decisões estratégicas fundamentadas, baseadas em dados concretos. Incluindo avaliar a necessidade de horas extra, fazer ajustes nos turnos de trabalho, assim como monitorizar o progresso do projeto.

4) Motivação da equipa

Registar as horas extra possibilita fazer o seu pagamento com precisão, mas também contribuir para a motivação da equipa. Os trabalhadores ao verem o seu tempo e empenho reconhecidos e ao serem recompensados adequadamente, sentir-se-ão mais motivados.

5) Diminuição de conflitos

Em caso de dúvida ou de conflito, ter um registo de horas documentado ajudar a resolver disputas e mal-entendidos respeitantes ao pagamento de horas extra. Assim, é também promovido um ambiente de trabalho mais transparente e como menos litígios.

 6) Cumprimento da lei

O setor da construção civil em Portugal rege-se por legislação rigorosa, respeitante às horas de trabalho e ao pagamento das horas extra. E o seu incumprimento expõe as empresas a multas pesadas. Manter um registo exato das horas de trabalho ajuda a garantir que todas as leis são cumpridas.

👉 Leia o nosso artigo sobre o contrato coletivo de trabalho da construção civil: como seguir todas as leis?

Em suma…

O registo de horas é fundamental na indústria da construção civil para o pagamento dos vencimentos. E, além de ajudar no cálculo e pagamento das horas extra, promove a eficiência operacional. Adicionalmente, garante a conformidade com as leis laborais e contribui para transparência na empresa e bem-estar dos trabalhadores.

Para responder a essas necessidades, e tirar o maior proveito os benefícios do registo de horas, as soluções tecnológicas, como a plataforma Factorial que apresentámos, são cada vez mais valiosas para os engenheiros e gestores de projeto.

Experimente a ferramenta da Factorial, durante 14 dias, de forma gratuita e sem limitações, e confira tudo que poderá fazer com ela no seu negócio!

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados