Ir para o conteúdo

Dia dos Recursos Humanos: 8 ações para promover a data na sua empresa

·
6 minutos de leitura
equipa celebrando o dia dos recursos humanos

O dia dos Recursos Humanos, comemorado a 20 de maio, é uma data muito importante para celebrar a valorização dos profissionais da área. Afinal, este é o departamento responsável pelos processos seletivos, desenvolvimento de competências, acompanhamento do bem-estar dos colaboradores, entre outras funções.

Nos últimos anos, os RH passaram por mudanças significativas, de forma a acompanhar as transformações do mercado e da sociedade. Para além disso, as novas tecnologias aceleraram a adoção de softwares, impactando diretamente o trabalho dos profissionais da área.

Neste dia Internacional dos Recursos Humanos, contamos-lhe 8 ações para aplicar na sua empresa como forma de reconhecimento pelos funcionários deste departamento.

Tabela de conteúdos:

✅ Ofereça Factorial ao seu departamento de RH! Marque uma demonstração deste software de RH e descubra como podemos ajudar o seu departamento nas tarefas diárias!

O que são os Recursos Humanos?

Antes de falarmos sobre o dia dos Recursos Humanos, vamos entender o termo. O termo “Recursos Humanos” apareceu no início do século XX, período em que a Revolução Industrial exercia forte influência nas relações de trabalho entre empregadores e empregados.

Quem primeiro utilizou o termo foi o economista John R. Commons, no seu livro “Distribuição da Riqueza”, publicado em 1984. No entanto, o termo Recursos Humanos só se tornou popular entre 1910 e 1920.

Isto porque, a partir daí, as empresas começaram a reconhecer os seus funcionários como ativos valiosos, popularizando a expressão. Com o tempo, outros termos passaram a ser relacionados, como Gestão de Pessoas, Departamento de Pessoal, entre outros.

👉 Leia mais sobre os 8 desafios de Recursos Humanos em 2023 [e como solucioná-los?]

Porque são os Recursos Humanos importantes?

O departamento de Recursos Humanos possui diversas funções e, inclusive, tem de lidar com questões relevantes para o sucesso da empresa. Neste Dia Internacional dos Recursos Humanos é importante entender quais são as suas funções e responsabilidades:

  • Lidar com questões relacionadas às leis laborais;
  • Recrutar novos funcionários e cessar contratos com outros;
  • Identificar perfis de profissionais qualificados;
  • Utilizar ferramentas digitais corretas;
  • Gerir perfis comportamentais;
  • Promover um ambiente de trabalho motivador;
  • Realizar a comunicação interna;
  • Promover as relações internas da empresa;
  • Criar e monitorizar as políticas internas;
  • Definir um plano de carreira e salários;
  • Desenvolver ações para reter talentos e reduzir a rotatividade;
  • Promover formações e motivar as equipas;
  • Contribuir para os gestores tomarem decisões adequadas;
  • Manter o foco no desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • Entre outras ações estratégicas.

👉 Conheça os modelos em Excel da Factorial: 5 principais templates de Recursos Humanos

[Grátis] Kit para a gestão de RH em 2024

Se é um profissional de RH ou conhece um, descarregue o nosso kit de gestão de RH para este ano. Neste kit poderá encontrar artigos, modelo em Excel, eBooks, vídeos, e muito mais, para apoiar o departamento de Recursos Humanos neste ano de trabalho!

⬇️ Descarregue abaixo! ⬇️

kit de gestão de rh 2024

Dia dos Recursos Humanos: tudo sobre a data

O Dia Internacional dos Recursos Humanos foi criado pela World Federation of People Management Associations (WFPMA). Esta federação global reúne associações de gestão de pessoas de diversos países. 

A celebração visa valorizar a profissão e reconhecer o papel dos profissionais de Recursos Humanos para construir ambientes de trabalho positivos e mais produtivos, que valorizem as pessoas.

Antes da criação do dia dos Recursos Humanos, cada país comemorava esta celebração em dias diferentes, o que dificultava a união em torno de uma causa comum. Foi por isso que a WFPMA percebeu a necessidade de ter uma data única para celebrar a profissão em âmbito global. Estabeleceu-se, assim, o dia 20 de maio como a data oficial.

A importância do dia dos Recursos Humanos

É necessário que os profissionais entendam a importância do dia Internacional dos Recursos Humanos para a valorização do setor. Por isso, é importante saber que a celebração do dia dos Recursos Humanos é uma oportunidade para as empresas e profissionais da área refletirem sobre o papel do RH no desenvolvimento dos colaboradores e da instituição.

Além disso, é uma ocasião para agradecer e reconhecer o trabalho dos profissionais de RH que se dedicam diariamente para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e contribuem para o sucesso da organização.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas invistam em capacitação e valorização dos profissionais de RH, oferecendo softwares especializados, formações, desenvolvimento de competências e remuneração adequada.

👉 Descubra esta lista com 8 softwares de RH para empresas em Portugal

8 ações para comemorar o dia dos Recursos Humanos 

Se ainda não sabe como comemorar o dia dos Recursos Humanos, então precisa de ler as nossas dicas de ações que podem ser feitas nas empresas:

1. Reconhecer os colaboradores

Faça um evento especial para agradecer e reconhecer o trabalho dos colaboradores da área de RH. É possível criar um momento para premiar todos os funcionários conforme as suas contribuições.

2. Organizar palestras e workshops

Organize palestras e workshops sobre temas que sejam relevantes para os profissionais de RH e para os colaboradores em geral. Convide especialistas em diferentes assuntos para enriquecer a discussão.

3. Promover o bem-estar no dia dos Recursos Humanos

Promova atividades que promovam o bem-estar dos colaboradores do setor de Recursos Humanos, como atividades ao ar livre, yoga, meditação, etc.

4. Formar círculos de conversas

Crie um espaço de conversa no qual os trabalhadores possam falar livremente sobre suas experiências e expectativas em relação à área de RH. Este é um ótimo momento para descobrir os pontos a melhorar no departamento.

5. Organizar um happy hour

Organize um happy hour para os colaboradores poderem reunir-se e socializar. É uma ótima oportunidade para que todos possam relaxar e conhecer-se melhor.

ação de after work para promover o dia internacional dos recursos humanos

6. Criar o dia da saúde

Realize uma campanha de prevenção à saúde física e mental dos colaboradores, como exames médicos ou vacinação. Cuidar da saúde dos profissionais de RH é uma forma de retribuir o cuidado e dedicação que os integrantes desse setor têm diariamente com os colaboradores.

📥 [Descarregue grátis] Planner de RH para 2023

7. Enviar mensagens de agradecimento no dia dos Recursos Humanos

Peça para todos os funcionários enviarem mensagens de agradecimento e reconhecimento para os membros da equipa de RH, destacando a importância do seu trabalho e agradecendo pelo empenho e dedicação.

8. Investir na adoção de novas tecnologias 

Converse com o CEO e/ou responsáveis financeiros da empresa sobre a importância de investir na adoção de novas tecnologias para a área de Recursos Humanos. Aborde a necessidade em realizar uma gestão de pessoas e processos otimizada, melhorar a comunicação e aumentar a eficiência da equipa de RH.

👉 Leia o artigo sobre tecnologia em RH: como aplicar na sua empresa?

Dia dos Recursos Humanos e as adaptações ao mercado

Os RH que conhecemos hoje evoluiu com o tempo, deixando de lidar apenas com tarefas burocráticas, e passando a focar-se também na gestão de pessoas e processos. Inicialmente, as principais funções desse setor focavam no controle de registros burocráticos e supervisionar a conduta dos trabalhadores.

Com o passar dos anos, a evolução do RH foi fundamental para que as empresas se adaptassem às mudanças do mercado e às necessidades dos trabalhadores, valorizando a importância das pessoas para o sucesso das organizações.

Para se adaptar às mudanças sociais, tecnológicas e económicas, os RH adotaram uma visão mais estratégica e alinhada com os objetivos do negócio. Além disso, têm utilizado ferramentas digitais para otimizar processos e facilitar a comunicação.

Para superar os novos desafios, o RH também tem desenvolvido competências como liderança, criatividade, resiliência e inteligência emocional.

A digitalização do RH 

Finalmente, após alguns anos, o RH tem-se tornado digital. Esta digitalização implica o abandono de processos manuais e físicos em prol de uma mentalidade inovadora e transformadora.

Isso significa adotar tecnologias capazes de melhorar o desempenho operacional e estratégico do setor, automatizando rotinas e otimizando resultados. Muitas empresas já utilizam a Factorial para o fazer. Mas, o que é a Factorial?

Factorial: ferramenta para a digitalização dos RH

O software de RH da Factorial oferece um programa completo, capaz de tornar o departamento de Recursos Humanos da sua empresa mais ágil, eficiente e estratégico.

software-rh-dp-360

Com esta ferramenta digital é possível centralizar todos os processos de RH, desde o recibo de vencimento até à picagem de ponto, recrutamento e offboarding, automatizando processos para que os gestores de RH se possam concentrar nas suas equipas.

Mas, nada melhor que ver pelos seus próprios olhos. O Tiago fez um vídeo rápido em estilo de tour pelo software da Factorial. Veja abaixo! ⬇️

Peça uma demonstração grátis do software da Factorial e digitalize os RH da sua empresa, tendo mais tempo de investir nas pessoas!

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados