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Contratação de funcionários: o que muda na empresa com a chegada de novos talentos

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7 minutos de leitura
contratação

É necessário fazer a contratação de um novo colaborador: e agora? Quais são as etapas todas que deve cumprir? Como ter um processo de recrutamento atualizado, desde o início ao fim? Como gerir competências e talentos? Conheça as principais etapas do processo de contratação, neste artigo!

A contratação de funcionários pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. Investir no software apropriado para gerir todo o processo permitirá que os seus recursos humanos invistam mais tempo a selecionar o candidato ideal e, posteriormente, no acolhimento do mesmo.

Neste artigo, descubra como funciona todo o processo de contratação: da seleção e recrutamento, ao onboarding, às formações internas para novos colaboradores ou até mesmo a avaliação de desempenho. Saiba ainda o que é preciso mudar na empresa, para que fique em conformidade com tudo.

Tabela de Conteúdos:

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Quais são as etapas do processo de contratação de funcionários?

Um processo de recrutamento organizado e atualizado desde o início ao fim é fundamental para que cumpra este processo com a máxima eficiência e eficácia. A gestão de talentos implica foco, organização, responsabilidade e skills para avaliar pessoas.

Apesar de existirem várias etapas a curto prazo, lembre-se que o recrutamento deve ser trabalhado ao longo de todo o ano e a reputação da sua empresa deve ser construída gradualmente. Invista na construção de uma marca com boas políticas de employer branding. O poder da palavra “boca a boca” é enorme. Por isso, é comum que colaboradores, parceiros, clientes, falem da sua empresa a amigos, familiares e conhecidos. Se tiver uma boa política empresarial, certamente que a reputação construída será positiva.

👉Aconselhamos a leitura do artigo sobre Employee Value Proposition: 6 etapas para construir a sua.

1. Identifique a necessidade de um novo colaborador

O primeiro passo de qualquer processo de recrutamento é a identificação da necessidade de uma nova contratação. Nesta fase, é importante avaliar várias coisas como: porque é que é necessário um novo colaborador? É realmente necessário ou o que a empresa precisa é de organizar as tarefas e o trabalho dos colaboradores atuais?

Após responder a estas questões, avalie quem deverá fazer o acolhimento do novo colaborador e solicite a criação de um plano de onboarding.

Por forma a facilitar a identificação de uma nova contratação, deve implementar processos regulares de feedback. Desenvolver mecanismos que proporcionem um contacto próximo com as várias chefias da sua empresa e com os colaboradores, é importante para conseguir acompanhar os obstáculos e evolução das suas equipas.

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2. Defina o seu processo de recrutamento

Se não tiver definido um processo de recrutamento, é importante que o faça antes de contratar um novo colaborador. Após receber candidaturas, como se procederá o processo seletivo? Com quem será a primeira entrevista? Haverá uma segunda? Quem avalia as hard skills? E as soft skills? Quais os prazos do processo? Como dar feedback a todos os candidatos?

Estruture os processos de recrutamento da sua empresa, com a equipa de recursos humanos. O ideal é que haja um procedimento comum, que depois pode ser adaptado a cada tipo de cargo, consoante os parâmetros a avaliar.

Defina, ainda, os testes e dinâmicas de recrutamento que serão necessários para a seleção da sua nova contratação: proficiência em línguas estrangeiras, conhecimentos técnicos específicos, dinâmicas em grupo, análise comportamental, entre outros.

Se necessitar de fazer algum teste ou prova ao candidato, que implique o desenvolvimento de um trabalho que poderá ser usado pela sua empresa, deverá salvaguardar que não usará o que por ele for desenvolvido, exceto se ele ficar com o cargo. Mais uma vez, a reputação da sua empresa deve ser considerada. Se um candidato não ficar na sua empresa e a mesma usar um trabalho seu, poderá gerar descontentamento, além de colocar em causa valores éticos.

3. Proceda à seleção e recrutamento

Superadas as duas primeiras fases, é hora de abrir a vaga e começar a entrevistar potenciais candidatos. Para tal, é importante que escreva uma breve descrição sobre o cargo, benefícios oferecidos, cultura de empresa, salário expectável, hard skills e soft skills necessárias e outras informações que considere relevantes.

Quando já tiver toda esta informação estruturada, deve divulgar a vaga de emprego: no site da empresa, nas redes sociais e nos portais de emprego próprios para angariação de novos candidatos. Com o software de recrutamento da Factorial, consegue criar um portal de emprego atrativo e completamente personalizável, onde consegue gerir todas as candidaturas. As candidaturas vão começar a surgir e, se as tiver todas num único sítio, será muito mais fácil e eficiente a sua gestão. 

Depois, é necessário avançar com o processo de recrutamento, fazendo as entrevistas que definiu. Na fase de entrevista, garanta que a sua equipa de RH usa mecanismos que permitem que os candidatos se sintam confortáveis, com diálogos amigáveis e educados. É fundamental que não hajam atrasos, uma vez que os mesmos podem causar stress aos seus candidatos.

Quando encontrar o candidato ideal, com base nos parâmetros previamente estabelecidos, faça a sua proposta salarial e respetivos benefícios. Se tiver dúvidas relativas ao Código de Trabalho, deve consultar a autoridade para as condições do trabalho.

👉 Tem dúvidas sobre a proposta salarial a fazer numa nova contratação? Saiba tudo sobre Ajudas de custo em Portugal: como funcionam e o que diz a legislação

4. Onboarding é essencial na contratação

Com a contratação efetuada, é hora de passar ao onboarding do novo funcionário. Os primeiros dias do colaborador da empresa são muito importantes e não deve ser descurado o seu acolhimento, em momento algum.

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É nesta altura que o novo funcionário vai conhecer o seu cargo, o funcionamento da empresa, os processos internos, os softwares e programas utilizados, as metodologias de trabalho e tudo o que for necessário para realizar as suas tarefas.

👉 Aprenda também sobre Inbound Recruiting: a nova tendência que traz vantagens para os RH

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É também nesta fase que deve incluir todas as formações internas que achar relevantes para o cargo do colaborador. Por exemplo: o novo colaborador vai precisar de operar uma máquina? Dê formação sobre a mesma, bem como sobre todos os sistemas de segurança associados.

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5. Faça a avaliação de desempenho

Se acha que o processo de contratação de funcionários termina com a sua entrada, saiba que não. Afinal de contas, só a médio/longo prazo é que conseguirá perceber se escolheu o colaborador mais apropriado para o cargo.

É fundamental que proceda à avaliação de desempenho, medindo a produtividade dos seus funcionários. Este processo deve ser feito com os novos colaboradores, assim como com os já existentes.

Deve ainda promover a avaliação de desempenho individual, por forma a que também consiga obter feedback dos seus colaboradores e comparar a sua avaliação com a autoavaliação de cada um.

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O software ideal para a contratação de funcionários

No processo de recrutamento, é fundamental ter um software onde possa gerir todo o processo do início ao fim. Com o software da Factorial, um software “tudo-em”-um”, consegue:

Para além disso, com este software, tem acesso a muitas outras ferramentas e funcionalidades: gestão de ausências; relógio de ponto e controlo de assiduidade; recibos de vencimento; gestão de ausências e muito mais!

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É isso mesmo: o software mais completo do mercado, onde consegue gerir todos os processos de recursos humanos, num só sítio.

Nova contratação: o que mudar na empresa?

A contratação de novos funcionários implica algumas mudanças e burocracias para a empresa no organograma, gestão de competências, gestão de talentos, entre outros. Orientado todo o processo de recrutamento e seleção, existem pequenas coisas que não se deve esquecer, consequentes da contratação de funcionários. Damos-lhe algumas dicas:

Atualize o organograma

A atualização do organograma é fundamental. Seja para acompanhar o crescimento dos recursos humanos da sua empresa, seja para ter todos os departamentos estruturados e hierarquias definidas.

Nós percebemos: é uma tarefa aborrecida e que rouba tempo. E se lhe dissermos que com o software da Factorial consegue criar o organograma da sua empresa, de forma automática? 

Graças ao organograma construído com o nosso programa, terá uma visão global das posições dos seus colaboradores, dos seus gestores e do lugar que ocupam na sua empresa. Também poderá aceder diretamente ao seu perfil se precisar consultar informação pessoal ou atualizar a posição deles dentro da empresa.

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Faça uma comunicação interna

A comunicação interna da sua empresa tem de ser feita de forma regular, para permitir que os processos de trabalho fluam e todos os colaboradores tenham acesso às informações relevantes para desempenharem o seu trabalho e se sentirem parte da empresa.

Comunicar um novo colaborador é igualmente importante. Os novos colegas necessitam de saber que existe alguém novo a desempenhar determinado cargo e, acima de tudo, saber quem é a pessoa. Devem igualmente colaborar no seu acolhimento.

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Crie um espaço de trabalho para a sua contratação

Onde é que o novo colaborador vai exercer as suas funções? Já tem um local de trabalho definido? Tem as ferramentas, materiais e utensílios necessários? Previu também um espaço onde poderá guardar os seus objetos pessoais?

Este passo, apesar de parecer simples, tem de ser cumprido. Por vezes é necessário adquirir novos materiais, aquando da entrada de um novo funcionário. Ou até mesmo preparar os locais de trabalho. Certifique-se que a sua nova contratação tem tudo o que precisa para ser eficiente e desempenhar um bom trabalho.

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

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