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Endomarketing: 8 exemplos de como aplicar esta estratégia em RH

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7 minutos de leitura
endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que ajuda a melhorar a satisfação e a motivação dos funcionários, além de outros benefícios. Por isso, é muito importante que os profissionais de Recursos Humanos o conheçam e saibam aplicá-lo.

Mas, será que sabe o que é o endomarketing? Esta é uma ação que reúne o Marketing e os Recursos Humanos dentro da empresa para motivar, envolver e reter o cliente interno: os colaboradores.

Também conhecido como marketing interno, este conceito tem o objetivo de mostrar uma perceção positiva da empresa pela visão dos funcionários. Por isso, neste artigo, contaremos tudo sobre essa estratégia, a sua importância, benefícios, os melhores exemplos para os RH aplicarem na organização e muito mais.

Tabela de conteúdos:

O que é o endomarketing? 

Trabalha no setor de Recursos Humanos? Então, provavelmente, já realizou a seguinte pesquisa na internet “endomarketing: o que é”. Basicamente, endomarketing é um grupo de ações de marketing direcionadas ao capital humano das empresas: os funcionários.

Essas estratégias são criadas por diversos motivos: pelo sucesso da empresa, pelo bem-estar dos colaboradores, para melhorar o clima organizacional, reduzir o turnover, entre outras razões.

O objetivo dessas ações é melhorar a percepção dos profissionais sobre a organização, impactar positivamente a experiência dos colaboradores e transformá-los em embaixadores da marca.

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endomarketing comunicação interna

Surgimento, significado e conceito

Outras dúvidas bastante comuns entre os profissionais de RH são sobre o seu significado, conceito e definição.

É importante saber que o endomarketing foi abordado por Philip Kotler, pai do marketing, com outra nomeação: Marketing Interno das Organizações. No entanto, o termo “endomarketing” foi utilizado primeiro pelo brasileiro Saul Bekin, especialista e professor de marketing.

O significado desse conceito é simples: o prefixo “endo” vem do grego “endus”, e significa para dentro. Já o Marketing é o estudo do mercado, das necessidades e desejos. Sendo assim, endomarketing é o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, do colaborador.

A importância do marketing interno nas empresas

A verdade é que o endomarketing é muito importante nas empresas! Afinal, assim como no marketing externo, o cliente precisa ter uma experiência positiva com a marca, no marketing interno, a instituição também precisa de fazer o funcionário feliz.

Portanto, as organizações precisam de considerar os colaboradores como aliados se quiserem conquistar uma posição de sucesso no mercado.

Quando um profissional vê de maneira positiva as condições do ambiente de trabalho, possui uma remuneração justa, conta com benefícios corporativos, se sente valorizado, entre outros pontos positivos, então vai-se sentir sortudo por ter o trabalho que tem.

Assim, essa experiência positiva faz com que ele perceba o quanto a empresa onde trabalha é boa e que merece ser reconhecida espontaneamente.

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Tipos de endomarketing

Existem alguns tipos de endomarketing que as empresas podem usar para melhorar a comunicação interna, aumentar a motivação e engajar os funcionários. Os principais exemplos são:

Endomarketing e comunicação interna 

O endomarketing e a comunicação interna estão interligados, já que é por meio dessa estratégia que a instituição pode enviar e receber informações. Sendo assim, a comunicação interna é um ótimo tipo de ação de endomarketing porque consegue estabelecer os canais de comunicação oficiais para enviar comunicados e esclarecimentos de diversos assuntos.

Ter esse canal de comunicação aberto faz com que as informações sejam comunicadas e recebidas de forma clara e eficiente, fortalecendo a cultura organizacional. Se quiser criar um plano para a comunicação interna da sua empresa, aconselhamo-lo a descarregar o nosso modelo pronto em Excel, abaixo! ⬇️

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Eventos

Os eventos internos, como festas, palestras e outros tipos de atividades, que envolvem todos os funcionários ou integrantes de determinado setor, ajudam a construir o companheirismo entre os colegas de trabalho e a melhorar o clima da empresa.

Nesse caso, eventos são um tipo muito importante de endomarketing, pois são eles que conseguem promover um ambiente mais colaborativo dentro da organização. Esses eventos podem estar relacionados a formações internas profissionais, assim como festas e celebrações para os colaboradores.

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Criação de programas

A criação de programas é um tipo de endomarketing que visa reconhecer e recompensar os trabalhadores pelo desempenho e dedicação à empresa. Sendo assim, esses programas podem ser planos de carreiras, programas de valorização, programas de bem-estar, programa de ideias e inovações, entre outros.

Essas ações de endomarketing favorecem o crescimento profissional do colaborador e ainda facilita o alcance dos resultados da organização.

Endomarketing: 8 exemplos

Após tirar as principais dúvidas sobre o que é endomarketing, a sua importância e os seus tipos, é hora de mostrar as principais ações do marketing interno. Veja 8 exemplos fáceis de aplicar!

1. Ações de integração

As ações de integração são ótimas formas de praticar o endomarketing, já que ajudam a criar e a promover o envolvimento entre os colaboradores. Portanto, os gestores podem promover ações de integração como festas de boas-vindas, happy hours, jogos, campeonatos internos, entre outros.

O onboarding, por exemplo, é um ótimo exemplo de ação de endomarketing que deve ser praticada pelos profissionais da área de RH, a fim de integrar e dar boas-vindas aos novos integrantes.

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2. TV corporativa

A TV corporativa para endomarketing, muito utilizada para divulgar os comunicados da comunicação interna, é uma ótima maneira de atrair e reter a atenção dos colaboradores. As telas podem ser posicionadas em locais estratégicos dentro da instituição, como em salas de reunião, cozinha da empresa, entre outros.

Nessa TV corporativa, os gestores de RH podem incluir informações sobre a organização, como comunicados importantes, metas e estratégias importantes, a fim de construir confiança e oferecer transparência entre a empresa e seus funcionários.

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3. Comunidade interna

Criar uma comunidade interna ajuda a promover a colaboração, a comunicação e a construção de relacionamentos. Por isso, esse exemplo de endomarketing permite a criação de um fórum online e formação de grupos de interesse.

Essas comunidades podem ser virtuais ou formadas por encontros entre os colaboradores, influenciando o compartilhamento de ideias, colaboração e construção de relações profissionais.

4. Campanhas de conscientização e solidariedade

As campanhas de conscientização dentro das empresas ajudam a promover valores e causas importantes dentro da instituição. Essas campanhas podem ser alertas sobre a saúde física, saúde mental, meio ambiente, finanças pessoais, diversidade e inclusão, entre outros temas importantes.

As campanhas de solidariedade também são exemplos de endomarketing que ajudam a estimular e a promover engajamento entre as equipas. 

5. Redes digitais

As redes digitais possuem relação com o endomarketing e o employer branding (marca do empregador). Isso porque elas fazem com que os colaboradores se sintam motivados e reconhecidos. Além disso, as redes podem colaborar pela imagem do público em geral em relação à empresa.

A aplicação dessa estratégia pode ser por meio de uma rede social interna. Esse ambiente virtual permite que os profissionais se conectem entre si, partilhem informações e fortaleçam relacionamentos.

6. Pesquisa de clima organizacional

Poucos profissionais de RH associam a pesquisa de clima organizacional como uma estratégia de endomarketing. No entanto, por meio dela, é possível identificar como o funcionário vê a instituição e o ambiente de trabalho.

Após os resultados, os responsáveis poderão encontrar as melhores formas para aumentar o nível de satisfação dos funcionários. Esse tipo de pesquisa pode ajudar na criação das ações do marketing interno.

marketing interno

7. Feedbacks frequentes

O feedback frequente dentro da instituição é uma formas de comunicação eficiente para medir a satisfação e motivação do colaborador. Esse também é um ótimo exemplo de endomarketing porque é uma oportunidade para motivar e desenvolver os colaboradores.

Além disso, o feedback incentiva os funcionários a expressarem as suas opiniões e ideias sobre a empresa, ajudando os gestores de RH a identificar problemas e soluções.

8. Aniversários

Outro exemplo de endomarketing são os aniversários dos colaboradores celebrados dentro da organização. É possível comprar um bolo e juntar os colegas de trabalho para integrar todos os integrantes da instituição. 

É possível comemorar no dia do aniversário do colaborador ou num evento mensal com todos os aniversariantes do mês. O RH também pode criar um evento para o aniversário da empresa, por exemplo, ou celebrações em dias especiais do calendário anual.

Benefícios do endomarketing

Quais os benefícios do endomarketing para uma organização e para o colaborador? Se os profissionais de RH executarem essas ações com sucesso, então os retornos serão positivos. Confira a seguir!

Benefícios do endomarketing para a empresa

Veja quais são as vantagens dessa estratégia para a instituição:

  • Melhora o clima no ambiente de trabalho;
  • Cultiva uma cultura organizacional;
  • Contribui para a retenção de talentos;
  • Aumenta a satisfação e motivação dos funcionários;
  • Melhora a imagem da empresa para os colaboradores;
  • Eleva a produtividade;
  • Fortalece a marca empregadora.

Vantagens do endomarketing para o colaborador

Conheça os benefícios dessa estratégia para os funcionários:

  • Trabalhar num ambiente de trabalho saudável;
  • Contribuir por uma cultura organizacional positiva;
  • Permanecer na empresa para seguir um plano de carreira;
  • Sentir-se motivado e satisfeito no dia a dia;
  • Tornar-se um influenciador da marca empregadora;
  • Ser reconhecido pelo seu trabalho.

Factorial: endomarketing e o RH

Para realizar as ações de endomarketing, os setores de Recursos Humanos e Marketing precisam de estar em sinergia. Ou seja, o RH precisa de procurar ferramentas para colocar em prática as suas ideias e estratégias.

Os recursos tecnológicos, como softwares de gestão de pessoas e processos, ajudam a unir o endomarketing e o RH. O software de Recursos Humanos da Factorial, por exemplo, entre várias funcionalidades, entrega funções relacionadas ao endomarketing. São elas:

  • Onboarding para integrar os novos funcionários;
  • Funcionalidade para criar e divulgar os eventos e comunicados;
  • Colaboração pelo fortalecimento da comunidade interna com o Portal do Colaborador, que possibilita a criação das comunidades conforme os interesses e hobbies dos colaboradores.

No vídeo abaixo, o Tiago faz-lhe uma tour rápida pela Factorial. Descubra tudo o que pode fazer com esta plataforma! ⬇️

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A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

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