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Diagrama de Ishikawa: o que é e quais os seus benefícios para a gestão de RH?

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6 minutos de leitura
Benfícios do Diagrama de Ishikawa

 O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta amplamente utilizada na gestão da qualidade. Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é usado para identificar as causas de um problema ou de uma situação.

No contexto da gestão de Recursos Humanos, esta ferramenta também pode ser uma aliada poderosa. Nomeadamente na análise e resolução de questões relacionadas com o ambiente de trabalho. Desde a produtividade ao bem-estar dos colaboradores.

Confira neste artigo o que é o Diagrama de Ishikawa e como o pode utilizar para otimizar a sua gestão de pessoas!

Tabela de conteúdos:

Diagrama de Ishikawa: o que é

O Diagrama de Ishikawa foi desenvolvido pelo engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa, ainda na década de 1960. Com um formato que se assemelha à espinha de um peixe, é também chamado de Diagrama Espinha de Peixe.

Esta ferramenta visual é muito utilizada para representar de forma gráfica as possíveis causas de um problema específico. Além disso, ajuda a identificar as principais fontes de um desafio ou uma oportunidade de melhoria.

No contexto de RH, o Diagrama de Ishikawa pode ser utilizado das mais diversas formas. Como, por exemplo, para analisar questões como rotatividade de funcionários, baixa motivação ou conflitos interpessoais.

Isto é, esta ferramenta torna-se útil para analisar qualquer aspeto da organização que impacte diretamente quer o ambiente de trabalho, quer a performance das equipas.

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Benefícios do Diagrama de Ishikawa

Os benefícios do Diagrama de Ishikawa para a gestão de RH são diversos. O primeiro é a identificação das causas principais de um problema, auxiliando a determinar o que poderá estar a contribuir para determinadas situações no ambiente de trabalho.

Adicionalmente, ao representar graficamente as causas possíveis, o Diagrama de Ishikawa proporciona uma visão holística do problema. O que facilita a compreensão das inter-relações entre diferentes variáveis, por exemplo.

Outro fator importante é o envolvimento da equipa, ao envolver a colaboração de diferentes membros da empresa na construção do diagrama.  Assim, promove também a participação e o engajamento de todos na identificação e resolução de problemas.

diagrama de ishikawa exemplo

Já na tomada de decisão, esta análise mais completa das causas potenciais permite que os gestores de RH possam tomar decisões mais conscientes. Assim como implementar soluções mais eficazes para resolver questões relacionadas com o ambiente de trabalho e o desempenho dos seus colaboradores.

Por fim, identificar a raiz de um problema permite também que a sua empresa faça melhorias contínuas. Através do diagrama, é possível, por exemplo, implementar ações corretivas e preventivas, promovendo um fluxo de trabalho muito mais eficaz.

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Como é estruturado o Diagrama de Ishikawa?

Agora que já entendemos o que é o Diagrama de Ishikawa, é hora de entender como estruturá-lo. Resumidamente, é construído de forma a representar graficamente as causas potenciais de um problema específico. Quanto maior o detalhe, mais fácil será encontrar a causa do problema.

Ao elaborar o método, Kaoru Ishikawa definiu 6 tipos de causas que, na maioria das vezes, são as principais influências de um problema. São os denominados 6Ms, de que falaremos a seguir.

diagrama de ishikawa

Máquina

Segundo o diagrama, muitos problemas são causados por falhas em máquinas e equipamentos. Portanto, procure saber se a falta de produtividade ou falhas no seu fluxo de trabalho estarão relacionados com um funcionamento incorreto ou falha mecânica.

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Medida

O próximo “M” está mais relacionado com as métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar o seu fluxo de trabalho. Muitas vezes, a forma de medir os seus indicadores poderá estar incorreta, sendo esta a causa do seu problema.

Meio ambiente

Neste caso, são analisados os ambientes internos e externos da organização. Este “M” considera possível que exista uma influência da poluição, do tempo e do excesso de barulho. Ou até mesmo da disposição do layout de um escritório, por exemplo.

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Material

A próxima etapa é analisar as matérias-primas e materiais utilizados num processo. Verifique, por exemplo, se todos os itens estão em conformidade com as exigências legais ou de trabalho. Bem como se os materiais utilizados estão em boas condições de qualidade ou armazenamento.

Mão de obra

Alguns problemas podem também estar relacionados com a mão de obra. Mais especificamente, com a falta de preparação ou carência técnica dos colaboradores envolvidos. Neste caso, analise se existem problemas de qualificação, acumulação de funções ou falta de tempo, entre outros.

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Método

Por fim, é importante analisar o método utilizado pela organização e pelas equipas. Afinal, a forma de trabalhar pode influenciar os resultados e ser uma das causas do problema.

Verifique o planeamento do projeto, possíveis erros operacionais e se a execução está a ser realizada conforme o esperado.

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Passo a passo: como fazer um Diagrama de Ishikawa

Podemos afirmar que o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta eficaz na gestão de RH. Para utilizá-la no seu dia a dia, siga estes passos e crie o seu próprio diagrama:

  1. Defina o problema a ser resolvido. Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é identificar claramente o problema ou objetivo a ser analisado. Problemas comuns são os problemas de produtividade ou de falta motivação de funcionários, por exemplo;
  2. Escolha as categorias de causas. De seguida, determine as categorias gerais de causas que podem contribuir para o problema. Aqui, podemos considerar políticas internas, fluxos de trabalho, ambientação, entre outros;
  3. Monte uma equipe diversificada. Envolva os membros da equipe de RH e de outras partes interessadas relevantes para colaborar na identificação das potenciais causas;
  4. Faça um brainstorming. O passo seguinte é realizar uma sessão de brainstorming com a equipa, para identificar todas as possíveis causas que podem contribuir para o problema. Agrupe as causas de acordo com os 6M’s que vimos anteriormente;o que é diagrama de ishikawa
  5. Organize o seu Diagrama. Desenhe o Diagrama de Ishikawa, colocando o problema ou objetivo na linha principal, e as categorias de causas nos espinhos correspondentes. Em seguida, liste as causas potenciais dentro de cada categoria;
  6. Analise as causas. Analise todas as causas identificadas e priorize as que parecem mais relevantes ou impactantes para o problema em questão;
  7. Encontre uma solução. Por fim, com base nas causas e informações identificadas, desenvolva e implemente soluções que possam resolver o problema em sua raiz.

Factorial: o seu braço direito na gestão de talentos

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão de RH. Como vimos, não só permite uma análise estruturada das causas potenciais de problemas, como também aponta oportunidades de melhoria.

Mas, para utilizar esta ferramenta de forma eficiente, os gestores de RH necessitam de ter um conhecimento profundo da sua organização. Necessitam, ainda, de recolher diversos dados que, sem a ajuda da tecnologia, consomem recursos e saem caro para a empresa.

Assim, para implementar e complementar o Diagrama de Ishikawa, bem como elevar a sua gestão de talentos ao patamar seguinte, há que escolher uma entre as melhor ferramentas de RH do mercado.

Uma dessas soluções é a Factorial, um software que conta dezenas de funcionalidades para otimizar a sua gestão de RH. Desde o Recrutamento e Seleção até o engajamento das suas equipas, incluindo:

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Como usar o diagrama na sua gestão de RH

Resumindo, e como vimos até aqui, o Diagrama de Ishikawa pode ser uma ferramenta valiosa na gestão de talentos.

Em jeito de conclusão e para rematar o nosso texto, partilhamos ainda algumas dicas da Factorial para usar o diagrama na sua gestão de RH:

  • Análise de rotatividade: utilize o Diagrama de Ishikawa para identificar as eventuais causas da alta rotatividade. Pode ser a falta de reconhecimento ou oportunidades de desenvolvimento, por exemplo, ou até mesmo problemas de comunicação;
  • Identificação de barreiras à produtividade: analise as possíveis causas de baixa produtividade da equipa. Como processos ineficientes e falta de formações adequadas;
  • Resolução de conflitos: use o diagrama para identificar as causas dos conflitos interpessoais no local de trabalho;
  • Melhoria do clima organizacional: outra dica é aplicar este diagrama para identificar as causas potenciais de um clima organizacional negativo. Aqui, podemos citar problemas como falta de transparência, falta de participação dos funcionários, poucas oportunidades de crescimento, etc.;
  • Otimização da retenção de talentos: por fim, use esta ferramenta para identificar possíveis causas da saída de talentos da organização. Com base nisso, desenvolva estratégias para a retenção de talentos, como oportunidades de desenvolvimento profissional, benefícios competitivos, entre outros.

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Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

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